História do Município

  • Publicado em: 16/08/2013 às 00:00   |   Imprimir

Porto Xavier é um dos recentes municípios do Alto Uruguai. Seu povoamento deu-se pelo ano de 1870 com o nome inicial de São Francisco Xavier, depois de São Xavier e Cerro Pelado. O nome atual consolidou-se devido a ser porto sobre o rio Uruguai, somado ao nome primitivo, surge "Porto Xavier".

A origem do atual território começa com as Reduções Jesuíticas, fundadas pelo Padre Roque Gonzales, na primeira metade do século XVII, na Região das Missões.

Historiadores relatam, que pela Fundação da Redução de San Javier, no ano 1626, em frente a esta cidade e no mesmo nome, na margem direita do rio Uruguai, bem como a Redução de Assunção do Ijuí, no ano de 1628, distante cerca de 15km de Porto Xavier, iniciou-se a povoação. Conforme estudiosos do assunto fazem referência, os Mamelucos, no período de um século, não mais causaram incômodos à região dos Sete Povos das Missões.

Em 1916, com a criação da Mesa de Renda Alfandegadas, passou a denominar-se de Porto Xavier. A importância da localização geográfica do povoado, como elo da ligação e intercâmbio entre Brasil e Argentina, ficou bem evidenciada.

Em 15 de maio de 1966, tomava posse o primeiro administrador, interventor Federal, nomeado pelo Presidente da República, e com isso Porto Xavier efetivamente passou a município, tornando-se independente política e administrativamente.


Anexos