REUNIÃO DE EMERGÊNCIA COM MUNICÍPIOS ATINGIDOS PELAS CHUVAS

Reunião foi promovida pela Famurs, na segunda-feira (05/06)

Mais de 15 gestores da região das Missões estiveram presentes na tarde de segunda-feira (05/06) em Porto Alegre, na reunião de emergência promovida pela Federação das Associações de Municípios do RS (Famurs), que contou com a participação de representantes de vários municípios do Estado, atingidos pelas chuvas. Para agilizar a liberação de recursos, ficou acertada pela Famurs uma audiência com o Ministro da Integração Nacional, Hélder Barbalho, na próxima terça-feira (13/06), às 16h, em Brasília, com a participação de prefeitos gaúchos.

Conforme levantamento da Associação dos Municípios das Missões (AMM), 06 das 26 cidades da região missioneira já decretaram situação de emergência: Porto Xavier, Pirapó, Roque Gonzales, São Borja, Santo Ângelo e Santo Antônio das Missões. Mas, também devem decretar, dependendo das condições climáticas dos próximos dias, outros municípios missioneiros que também estão bastante prejudicados pelas intempéries climáticas.

O Prefeito de Porto Xavier, Vilmar Kaiser, destacou que entre os danos no município estão as estradas intransitáveis, cancelamento do transporte escolar e travessia para a Argentina interrompida.

Maior que as perdas e prejuízos na maioria dos municípios da AMM, é a mobilização dos prefeitos missioneiros em busca de soluções emergenciais do Estado e da União para atender as comunidades, que são as mais prejudicadas. "Não podemos deixar que esta pauta deliberada hoje na Famurs, caia no esquecimento. Vamos seguir unidos e cobrando do Governo Federal e Estadual”, afirmou o diretor do Detur, Ricardo Klein.

Durante a audiência na Capital Federal, será entregue ao Ministro uma carta com os pleitos dos municípios. Integram a lista de pedidos da entidade ao Governo Federal prioridade no pagamento das emendas parlamentares aos municípios em situação de emergência; a liberação de recursos do FGTS, do Bolsa Família e do cartão reforma; e a abertura de uma linha de crédito a juros de 4% ao ano.

Pleitos da Famurs ao Estado

- Decreto estadual de emergência;

- Prioridade no pagamento dos recursos em atraso da saúde aos municípios atingidos pela chuva;

- Recuperação de rodovias estaduais danificadas pelas enxurradas;

- Convênio com as prefeituras para a compra de diesel;

- Transferência de recursos aos municípios para melhorias de estradas vicinais com intuito de viabilizar o transporte escolar e escoamento da produção;

- Intensificar ações de assistência básica: doação de cestas básicas, água, kits de higiene pessoal, material de limpeza, colchões e telhas;

- Apoio do Governo do Estado para liberação de recursos federais aos municípios.

Estiveram presentes no evento o Secretário de Transportes do RS, Pedro Westphalen, o Secretário de Agricultura do RS, Ernani Polo, o Secretário Ajunto de Desenvolvimento Rural do RS, Iberê Orsi, o chefe da Defesa Civil do RS, Alexandre Martins, o representante do Ministério da Integração Nacional na Região Sul, Alexandre Kapper; o deputado federal Covatti Filho e a deputada estadual Zilá Breitenbach.