Curso de operador de motoniveladora é realizado em Porto Xavier

Aulas aconteceram de 27 de junho a 1º de julho

A Prefeitura Municipal de Porto Xavier em mais uma parceira com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) esteve realizando durante esta semana o curso “Operação e Manutenção de Motoniveladoras (patroleiro)”. Ao todo, cinco servidores da Secretaria de Obras e Infraestrutura estiveram participando das aulas e recebem nesta sexta-feira, 1º de julho, a sua certificação.

Com 32h aula, o curso abrangeu desde a teoria a aulas práticas e teve como instrutor Marcos Haerter de Ijuí/RS. De acordo com a matriz curricular do SENAR o curso trabalhou com os seguintes conteúdos programáticos:

·         Segurança no trabalho;

·         Código de Trânsito Brasileiro;

·         Elementos da motoniveladora: painel de instrumentos, controles e comandos, motor (componentes e funcionamento), sistema de filtragem de ar, de combustível, de lubrificação, de arrefecimento ou refrigeração e elétrico;

·         Eixo dianteiro e traseiro: articulação, sistema de transmissão, caixa de câmbio, diferencial, freios;

·         Sistema de direção;

·         Sistema hidráulico;

·         Operação da motoniveladora;

·         Ajustes operacionais.

As aulas práticas onde aconteceram os treinamentos dos conhecimentos adquiridos no curso foram realizadas na propriedade de José Antunes, que cedeu o espaço para este fim. Segundo o Secretário de Obras Marcos Kutti, o curso foi de grande aproveitamento para todos o que virá a contribuir nos serviços que futuramente serão realizados no município.