CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE SERÁ EM ABRIL

Veja se você tem direito à vacina gratuita


Com a chegada do outono, a mudança climática, que oscila entre o tempo seco do verão e as geadas e nevoeiros do inverno, as preocupações com doenças que comprometem o aparelho respiratório, como gripe, pneumonia e coqueluche aumentam. Para prevenir essas enfermidades, o Ministério da Saúde irá antecipar a campanha de vacinação este ano.

Para se proteger da gripe a Secretaria Municipal de Saúde de Porto Xavier, vai começar a oferecer as vacinas a partir do dia 10 de abril, com o cronograma a ser divulgado a partir do dia 05 de abril pelo setor.

Um dos motivos para adiantar o período de vacinação, que antes começava em maio, foi o aumento significativo no número de casos da gripe e outras doenças da época, como pneumonia e coqueluche. A estimativa é de que 5 a 15% da população seja atingida pela gripe.

Quem tem direito?

 De acordo com a coordenadora da Sala de Vacinas de Porto Xavier Edenize Kletke, é preciso fazer parte do grupo de risco de cada enfermidade para garantir a vacina.

 No caso da gripe, idosos acima de 60 anos, bebês de seis a cinco anos, gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias depois do parto), trabalhadores da área da saúde, povos indígenas, pessoas que fazem parte de grupos de doenças crônicas não transmissíveis, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional. A novidade é que, este ano, professores também poderão receber a dose.

 Para se proteger contra a coqueluche é necessário ser gestante. E a vacina contra pneumonia só é aplicada em idosos acima de 60 anos.

A Coordenadora ainda ressalta que é preciso lembrar que após a vacinação ainda são necessários 30 dias para atingir o pico máximo de proteção, o que significa que quanto antes a pessoa se vacinar, melhor. Assim, quando chegar o período de maior circulação do vírus, geralmente entre maio e junho, os níveis de anticorpos estarão adequados.