Campanha de Vacinação contra a Gripe encerra nesta sexta-feira

A meta do governo é vacinar 90% dos grupos de risco até o dia 26 de maio


Esta é a última semana da Campanha de Vacinação contra a Gripe, sendo que a vacina está disponível nos ESFS III, IV e na Unidade Central de Saúde até sexta-feira (26) para o público-alvo da campanha. Balanço atualizado do Ministério da Saúde indica que, até o momento, 58,2% do público-alvo já foi vacinado.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, é fundamental que as pessoas se vacinem neste momento para estarem protegidas durante o inverno, quando os diversos vírus da influenza começam a circular com maior intensidade. A vacina demora cerca de 15 dias para fazer efeito após aplicada.

Cumprimento da meta

A meta de vacinação ainda não foi alcançada em nenhum grupo prioritário no Município. Do público-alvo, os idosos registraram 79,86%, puérperas 82,35% e trabalhadores de saúde 90,12%, crianças 69,93% e o grupo com menor número de imunizados é as gestantes com 46,23%.

A meta do governo é vacinar 90% do grupo prioritário até o dia 26 de maio.

Quem deve se vacinar

As doses estão disponíveis para crianças de 6 meses a menores de 5 anos, pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores de saúde, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), e pessoas com doenças crônicas não transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais, além de professores da rede pública e particular.

À população em geral, a orientação é a adoção de cuidados simples para evitar a doença, como: lavar as mãos várias vezes ao dia; cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar; evitar tocar o rosto; não compartilhar objetos de uso pessoal; além de evitar locais com aglomeração de pessoas.