PROGRAMA AMIGOS DA BALANÇA

Grupo tem encontros a cada duas semanas

O Núcleo de Apoio a Saúde da Família – NASF vem realizando na Secretaria Municipal de Saúde um programa destinado às pessoas com sobrepeso e obesidade, chamado “Amigos da Balança”. O grupo tem por objetivo melhorar a qualidade de vida, bem como a saúde dos participantes. A equipe é composta por profissionais de enfermagem, fisioterapia, nutrição.

Os encontros são a cada duas semanas, onde se realiza avaliação nutricional, aferição da pressão, roda de conversa com abordagem focada nas necessidades do grupo e ainda palestras e vídeos.

Doenças como diabetes, cardiopatias, hipertensão e obesidade exigem alterações de comportamento com relação à dieta, ingestão de medicamentos e estilo de vida. Na falta de orientação e tratamento, tais alterações podem comprometer severamente a saúde, tanto física como psicológica das pessoas.

No grupo, os participantes são acompanhados pela nutricionista que elabora um cardápio de acordo com as necessidades do participante, realiza avaliação antropométrica e no decorrer dos encontros vai trazendo dicas de alimentação saudável. O enfermeiro também acompanha o grupo de forma constante, não só aferindo a pressão arterial, mas também esclarecendo dúvidas sobre doenças e medicamentos. Já a fisioterapeuta orienta os participantes quanto à atividade física que aliada à alimentação saudável auxilia na perda de peso, pois a prática regular de atividades como caminhada, dança, natação, dentre outras, ainda traz benefícios que se manifestam sob todos os aspectos do organismo.

Vários resultados já estão sendo conquistados, principalmente em relação a perda de peso, e que os participantes dos grupos adotem hábitos saudáveis que perdurem por toda vida e que o emagrecimento se torne consequência da autoconfiança e da descoberta da força e poder pessoal.

Inscrições podem ser realizadas na Secretaria Municipal de Saúde com a Nutricionista ou Fisioterapeuta.