SECRETARIA DE SAÚDE DISPONIBILIZA 500 EXAMES DE PSA

O exame será disponibilizado para homens acima de 40 anos

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, ficando atrás apenas do câncer de pulmão. A próstata é uma glândula do tamanho de uma noz que só os homens têm. Fica logo abaixo da bexiga e na frente do reto e a uretra, o canal que transporta urina passa através dela. Contém pequeninas glândulas especializadas que produzem parte do líquido seminal ou sêmen, que protege e nutre os espermatozoides.

Na maioria das vezes, o câncer de próstata tem desenvolvimento lento e alguns estudos mostram que cerca de 80% dos homens de 80 anos, que morreram por outros motivos, tinham câncer de próstata e nem eles nem seus médicos desconfiavam. Em alguns casos, porém, ele cresce e se espalha depressa.

Só existe uma maneira de cura: descobrindo-o precocemente. A forma mais rápida e eficaz é fazer um exame preventivo (PSA). O PSA é um exame de sangue extremamente eficiente para o diagnóstico deste tipo de câncer, que deve ser feito antes do exame de toque.

Em Porto Xavier, a Secretaria Municipal de Saúde, estará disponibilizando 500 exames de PSA, para homens acima de 40 anos do município.Interessados poderão buscar a Secretaria Municipal de Saúde no horário das 7h às 13h, para solicitação do exame, com a servidora Juliana.