ASSEMBLEIA DA AMM FOI REALIZADA EM PORTO XAVIER

Próxima etapa do pré-projeto da Ponte Internacional foi definida

Expressivas conquistas vêm sendo consolidadas no decorrer deste ano, em diferentes áreas de atuação, que evidenciam o exitoso trabalho da atual diretoria da Associação dos Municípios das Missões (AMM) e Fundação dos Municípios das Missões (Funmissões), conjuntamente com o colegiado de prefeitos. Neste contexto, mais dois momentos significativos para o desenvolvimento das 26 cidades missioneiras, marcaram à tarde da última sexta-feira (24/11), durante Assembleia mensal realizada no CTG Corredor Missioneiro de Porto Xavier.

Inicialmente, o presidente da entidade, Brasil Antonio Sartori, conduziu a audiência pública da Funmissões, quando foram apresentados pelo Secretário Executivo do Detur, Marcos Mattos, o Programa do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), bem como a relação das prioridades de infraestrutura, pavimentação, acessos asfálticos, sinalização turística, revitalização dos sítios arqueológicos e outros pontos de investimentos a serem contemplados pelo financiamento. Ele também apresentou o plano e ação regional do turismo e os dados indicados pelo financiamento através da cooperação técnica do BID.

Todas as prioridades elencadas obtiveram aprovação unânime dos participantes, entre eles do diretor do Departamento de Ordenamento turístico do Ministério do Turismo (MTur), Rogério Coser; do Coordenador Regional da Secretaria Estadual de Agricultura Pecuária e Abastecimento, Airton Beutinger; do Secretário de Estado Adjunto de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, André Kryszczun; Airton Beutinger; do presidente da Comissão de Assuntos Municipais da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Loureiro; do presidente do Corede Missões, José Cláudio Lourega Reis; do Diretor do Detur, Ricardo Klein; do presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Porto Xavier, Edio Eckerleben; do presidente da AMUPLAN, Edson Arnt, e do deputado federal, Cajar Nardes, e o coordenador de Turismo da Famurs, Mário Nascimento.

COMPROMETIMENTO DA BANCADA GAÚCHA

Na sequência, foi realizada a Assembleia Comemorativa da AMM, alusiva a conquista dos recursos de emenda de bancada impositiva para a construção da Ponte Internacional Porto Xavier/San Javier. O encontro contou com a presença dos deputados federais Darcísio Perondi (PMDB), Cajar Nardes (PR), Pompeu de Mattos (PDT), Jerônimo Goerguen (PP), e do deputado estadual, Eduardo Loureiro (PDT), que tiveram participação fundamental na viabilização dos recursos para a região missioneira. Vale ressaltar, que cada um dos parlamentares gaúchos, independente de questões partidárias, reiteram seu comprometimento e empenho com a AMM, no que tange ao pré-projeto ponte.

Na avaliação do dirigente da AMM/Funmisões, Brasil Antonio Sartori, que é prefeito de Entre-Ijuís, a reunião em Porto Xavier foi excepcional e uma das mais proveitosas da história da AMM. "Apesar das divergências a nível político nacional, o dia de hoje mostrou que a região das Missões é diferenciada por lutar unida e mobilizada, junto às lideranças estaduais federais, vereadores, empresários e outros apoiadores que acreditam no potencial e no valor da população missioneira", comemorou Sartori. Na ocasião, também foi apresentada ao vivo pelo cantor missioneiro, Zé Araújo, uma canção exaltando e homenageando a atuação de todos que tornaram possível essa conquista histórica, depois de mais de 40 anos de sonho. A música já está tocando nas rádios regionais do Brasil, Argentina e Paraguai.

Presidente da Comissão Mista Binacional Pró-Ponte Porto Xavier/San Javier, o prefeito anfitrião, Vilmar Kaiser, saudou, em nome da comunidade local e regional, a presença de todos os participantes. "Sentimo-nos orgulhosos com a conquista da emenda da bancada gaúcha, que culminou com o nosso mandato frente à Prefeitura de Porto Xavier, e agradecemos o empenho de todos nesta caminhada juntos em prol da Ponte Internacional” concluiu.