Prefeitura Municipal adere a hashtag “#PraCegoVer” em suas postagens.

Iniciativa visa disseminar a cultura da acessibilidade nas redes sociais.

A partir do dia 17 de janeiro, a Prefeitura Municipal de Porto Xavier abraça a iniciativa “#PraCegoVer” em suas redes sociais. O projeto objetiva a disseminação da cultura da acessibilidade na internet por meio da audiodescrição de imagens, para apreciação das pessoas com deficiência visual.

Idealizado pela professora baiana Patrícia Braille, a iniciativa consiste em transformar imagens em palavras, obedecendo a critérios de acessibilidade e respeitando a característica do público que se destina.

Atualmente, milhares de pessoas cegas usam o Facebook com auxílio de programas leitores de tela capazes de transformar em voz o conteúdo dos sites. Contudo, as imagens necessitam ser descritas, para que os leitores consigam transmiti-las às pessoas com deficiência visual.

Vale destacar que, “#PraCegoVer” carrega em si o princípio de que a cegueira às vezes está nos olhos de quem enxerga. Ele existe para o cego que não enxerga a imagem e para o vidente que não enxerga o cego. É uma provocação, um chamamento para as pessoas se enxergarem mais, saírem de suas zonas de conforto e perceberem que podem promover a acessibilidade, mesmo que seja através de uma breve descrição de imagem na internet.

Fonte: https://www.estudopratico.com.br/como-funciona-o-pracegover-no-facebook/