PROJETO “CARNAVAL FAÇA BONITO” ACONTECERÁ NO DIA 08 DE FEVEREIRO

Em 2018, iniciativa promoverá ações de orientação e conscientização em relação a doenças sexualmente transmissíveis, abuso e exploração sexual.


A Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação, por meio do Centro de Referência de Assistência Social - CRAS e Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS, juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde realizarão no dia 08 de fevereiro, a culminância da edição 2018 do Projeto “Carnaval Faça Bonito”. Neste ano, além de proporcionar momentos de diversão aos porto-xavierenses, a iniciativa promoverá ações de orientação e conscientização relacionadas a doenças sexualmente transmissíveis, ao abuso e exploração sexual.

Com o intuito de fomentar as discussões acerca dos temas e munir a população de informação, será promovida uma capacitação aos Agentes Comunitárias de Saúde, Agentes Visitadoras do Programa Primeira Infância Melhor – PIM, Conselheiros Tutelares e a equipe do CRAS e CRES.  Ministrada pela Promotora, Ecléia Deuschle e pela médica local, Nélida Zorzan da Luz, a formação servirá como ferramenta para as atividades desenvolvidos com os grupos de crianças e adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV, assim como pautará as visitadas realizadas pelas Agentes Comunitárias de Saúdes e Visitadoras do PIM.

Nesta esteira, serão realizadas atividades com o intuito de divulgar os canais de Denúncia, como o “Disque 100”: serviço de utilidade pública do Ministério dos Direitos Humanos, destinado a receber demandadas relacionadas a violações de direitos humanos, em especial as que atingem populações com vulnerabilidade acrescida, como: Crianças e Adolescentes, Pessoas Idosas, Pessoas com Deficiência, LGBT, Pessoas em Situação de Rua e Outros, como quilombolas, ciganos, índios, pessoas em privação de liberdade; e, o Conselho Tutelar, órgão municipal responsável por zelar pelos direitos da criança e adolescente.