Projeto “Cata-Vento” é apresentado nesta quarta-feira

Edição de 2018 terá como temática “Semear” e acontecerá entre os meses de agosto e setembro nas escolas porto-xavierenses.

Nesta quarta-feira (25), nas dependências da Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação, aconteceu a apresentação da edição 2018 do “Projeto Cata-Vento”.  Com a temática “Semear”, a iniciativa encabeçada pelo Centro de Referência de Assistência Social - CRAS e Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS, com apoio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto - SMECD; Sicredi; e Ministério Público, trabalhará com dois eixos temáticos: a preservação ambiental e a importância da leitura.

O projeto acontecerá nas Escolas da Rede Municipal e Estadual de Ensino, ademais, neste ano, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE de Porto Xavier, também será abraçada pela inciativa.  Partindo da palavra “Semear”, que é também um projeto do Ministério Público, o “Cata-Vento” dialogará com outros duas inciativas desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto: e “A União Faz a Vida”, ideia concebida pelo Sicredi, que trabalha com a sustentabilidade; e dará sequência as “Aventuras... E Histórias de Monteiro Lobato”, que visa o incentivo à leitura e a visitação a Biblioteca Pública Municipal.  Desta união, surge a ideia de “Semear”, tanto a Leitura quanto a Preservação Ambiental.

Para a Professora Marlei Vatilna de Oliveira, Diretora da Escola Estadual de Ensino Fundamental João Manoel Corrêa, o trunfo do projeto encontra-se neste trabalho em Rede, que une Administração Pública Municipal e Ministério Público. “É um trabalho que dialoga com as ações desenvolvidas nas escolas e vem reforçar e culminar o que trabalhamos há tanto tempo nos educandários”, destaca Marlei.

Já a Secretária Municipal de Assistência Social e Habitação; e de Educação, Cultura e Desporto, Iodete Terezinha Guedes Kaiser, o trunfo do “Cata-Vento” é a integração entre escolas e comunidade, já que os pais são convidados a participar dos encontros realizados nas escolas. “ É muito significativo quando conseguimos articular nossas ações visando a integração das famílias na escola. A escola é parte da comunidade e é importante que façamos a comunidade sentir-se parte da escola também”, salienta Iodete.

Responsável pelo CREAS de Porto Xavier, a Assistente Social, Ana Paula Gotardo, chama a atenção para o fato do “Cata-Vento” este ano unir-se as atividades que já estão acontecendo nas escolas. “Buscamos nos integrar em ações já existentes e em projetos que conversem com os objetivos da política de assistência social, por isto, abraçamos preservação ambiental e a importância da leitura, pois são temáticas que empoderarão os alunos e famílias que participaram da iniciativa”, ressalta a Assistente.

O Projeto “Cata-Vento” acontecerá entre os meses de agosto e setembro deste ano nas Escolas de nosso município, sendo sua culminância novamente no mês de dezembro, integrando a programação do “Natal Sem Fronteiras”.