Mostra de Projetos do Programa A União Faz a Vida

Evento aconteceu em Porto Xavier no dia 28 de novembro

O Programa A União Faz a Vida, é a principal iniciativa de Responsabilidade Social do Sicredi, através do seu desenvolvimento o sistema busca contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos associados e da sociedade, reafirmando sua missão, visão e valores. A iniciativa está alinhada com seu posicionamento estratégico de ser uma instituição financeira da comunidade. As ações praticadas também estão diretamente ligadas ao quinto e o sétimo princípio do cooperativismo, promovendo a educação e o interesse pela comunidade.

O programa tem como princípios a cooperação e cidadania e contribuí para a educação integral das crianças e adolescentes por meio de projetos educacionais cooperativos. A metodologia é direcionada para que os alunos sejam protagonistas em sala de aula. Para isso eles contam com o apoio de educadores, pais e comunidade.

No último dia 28, as escolas do município de Porto Xavier, no período da manhã apresentaram os projetos desenvolvidos pelos alunos, tendo por local o CTG Corredor Missioneiro.  O objetivo da Mostra foi apresentar para a comunidade os trabalhos das 05 escolas desenvolvidos pelos alunos e professores durante os seis meses de desenvolvimento do Programa.

Os trabalhos foram desenvolvidos a partir da metodologia de projetos, onde o educador tem o papel de fazer os alunos observarem os aspectos econômicos, sociais e ambientais do território em que vivem, construindo assim um universo de conhecimentos, que é o projeto. O trabalho se tornou possível através do desafio assumido pelos professores e pelo apoio da rede de compromisso do Programa A União Faz a Vida , onde o Sicredi é gestor, a prefeitura de Porto Xavier através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto é parceira, com assessoria pedagógica da SETREM. Segundo o Gerente de Relacionamento da Sicredi União RS, “Rogério Luiz Wiest Steffen, a mostra de projetos oportunizou a visibilidade dos projetos realizados e demonstraram o interesse e empenho dos educadores e alunos com o Programa”.

O Prefeito Municipal Vilmar Kaiser, em sua fala agradeceu ao Sicredi, pelo grandioso trabalho desenvolvido nas 05 escolas da Rede Municipal, fazendo com que o aluno saísse da sala de aula em busca de conhecimento, que às vezes em sala, não pode ser trabalhado com tanta clareza aos olhos de uma criança.

A Secretária Municipal de Educação, Cultura e Desporto Iodete T. Guedes Kaiser, destacou que no inicio do ano, a Secretaria foi procurada pela equipe do Sicredi, onde colocaram a ideia de se implantar esse projeto no município. “Para nós foi um momento de extrema alegria, pois já tínhamos conhecimento do desenvolvimento do projeto, e o quanto ele poderia agregar informação para professores e alunos, e esperamos seguir parceiros sempre deste projeto” concluiu.

Após os pronunciamentos, deu-se inicio as apresentações que foram as seguintes:

EMEF Santos Dumont- Linha Nova – Reflorestar: o meio ambiente agradece;

EMEF Dona Irene Feier- Linha Primeira : Um olhar diferente para o lixo;

EMEF Presidente Arthur da Costa e Silva- Rincão Comprido: Tradicionalismo na escola: um espaço para a Cultura Gaúcha;

EMEF Machado de Assis- Ponte Pindaí: Viajando no mundo da leitura e escrita;

EMEF Erico Veríssimo-Linha Divisa: Produção de Melado.