PREFEITURA E SENAR PROMOVEM CURSOS DE “PINTURA EM TECIDO”, “PANIFICAÇÃO CASEIRA” E “ARTESANATO RECICLÁVEL”

Entre os dias 09 e 13 de abril, mulheres aprenderam a preparar massas e pães, a pintar em tecido e transformar sucata em arte.

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação, juntamente com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - SENAR, ofertaram entre os dias 09 e 13 de abril, os cursos de “Pintura em Tecido” no Bairro Cruzeiro; de “Artesanato Reciclável” na Linha São Carlos; e de “Panificação Caseira” na Linha Montanha.

Ministrado pela instrutora do SENAR, Claudia Wechenfelder, o curso de “Panificação Caseira” ensinou ao longo de três dias (09, 10 e 11), a preparar pães e massas diversificadas, além de explorar os processos básicos de congelamento e descongelamento de alimentos.

No curso de “Pintura em Tecido”, ministrado pela instrutora do SENAR, Neuza Markiewicz, um grupo de senhoras aprendem a pintar em tecido, utilizando os princípios e as técnicas da pintura a mão livre e também por meio de moldes.

Por fim, mas não menos importante, no curso de “Artesanato Reciclável”, a instrutora Carmen Cardoso, ensinou entre os dias 09 e 12 de abril, as mulheres da Linha São Carlos, a transformar materiais como papel, papelão, jornal, garrafa PET e latas em arte. A partir de diferentes técnicas, esses materiais foram transformados em peças decorativas, como enfeites; utilitários como um baú e embalagens para presente e; até mesmo, uma imagem de Nossa Senhora, feita inteiramente de jornal.

Para o Prefeito Municipal, Vilmar Kaiser, que acompanhou o encerramento do Curso de “Panificação Caseira”, na Linha Montanha, as capacitações ofertadas em parceria com o SENAR, além de proporcionar a aprendizagem de novos conhecimentos, podem ser vistas como uma oportunidade de gerar renda. “Como gestores, sabemos da importância destas formações, pois além de proporcionar conhecimentos e momentos de integração aos porto-xavierenses, muitos munícipes que passaram pelos cursos, hoje produzem o que aprenderam e vendem.”, destaca o Prefeito Vilmar.

É o caso de Maria Oni Rodrigues, que participou há dois anos do curso de “Corte e Costura”, ministrado pelos profissionais do SENAR. Na capacitação, aprendeu a bordar, consertar e costurar roupas. “Achei que não estava preparada para fazer roupas, mas mesmo assim, comprei máquinas e comecei a bordar e fazer consertos, foi uma forma que encontrei de complementar a renda”, destaca Maria, que agora gerencia seu micro negócio.