Notícias
PONTE INTERNACIONAL
O seminário ocorreu na semana em que passou
- Publicado em 26/12/2018 às 22:02
- Imprimir
Nos dias 17 e 18 de dezembro, o Coordenador do Projeto da Ponte Internacional Porto Xavier/San Javier participou de um seminário, onde discutiu-se, o aproveitamento Hidroviário através dos Portos de Posadas e Santa Ana, com a participação de distintos segmentos do comércio internacional da Argentina e do Brasil.
Representantes de Cooperativas agrícolas, Frigoríficos, Associação de Exportadores e Importadores, Pesquisadores e dos Portos; pelo lado Argentino os Operadores Portuários de Buenos Aires, Zárate e Rosário, pesquisadores e técnicos governamentais estiveram presentes no ato.
De um lado interessa aos Operadores Portuários da Argentina a produção de Soja e o potencial exportador e importador de nossa Região e de outro lado, interessa às nossas Cooperativas e Empresas Agrícolas a viabilização de um transporte mais econômico via Fluvial, tanto para o comércio da Soja com a China, como a importação do milho do Paraguai e Mato Grosso e o envio de Produtos frigorificados com destino a Rússia e países do Oriente.
O representante de Porto Xavier Sr. Ovidio Kaiser, destacou a capacidade de movimentação de cargas de nosso Porto Internacional para absorver desde já essa demanda adicional, em torno de 300 mil toneladas de grãos por safra considerando o volume de apenas duas Cooperativas: COOPATRIGO E COTRIROSA, além de 300 containers mês de carne suína enviados pela ALIBEN aos países asiáticos.
Em uma palestra, abordou-se também o andamento do Projeto da Ponte Internacional, entre Porto Xavier (BR) e San Javier (AR) e que no futuro será fundamental para o incremento do movimento de caminhões com destino aos Portos de Santa Ana com terminal graneleiro e Posadas para embarque e desembarque de Containers.
O Coordenador do Projeto da Ponte Internacional e Secretário Municipal de Turismo e Mercosul Sr. Ovidio Kaiser, destacou “As perspectivas de crescimento para nosso município são muito positivas, pela localização geográfica privilegiada, tradição em comércio internacional, pessoal qualificado e experiência”.