Escola de Chimarrão marca presença em Porto Xavier

Evento aconteceu durante o dia 03 de outubro


 Pela primeira vez, a Escola de Chimarrão visita a cidade Porto Xavier.  A presença foi viabilizada graças ao Instituto Brasileiro de Erva-Mate (Ibramate) por intermédio da Secretaria Municipal de Educação Cultura e Desporto. O evento aconteceu durante o dia 03 de outubro, nas dependências do CTG Corredor Missioneiro.

 Das formas apresentadas de preparo, o destaque foi o chimarrão de 11 segundos, por sua praticidade e rapidez. Outro que chamou a atenção foi o chamado Formigueiro.

Participaram no total mais de 400 participantes, onde alguns destes puderam confeccionar seu chimarrão após a exibição, e receberam certificados.

 Sobre a Escola

 A Escola de Chimarrão nasceu de um projeto cultural de uma pequena indústria ervateira do município de Venâncio Aires em 1998, idealizada pela Liliane Pappen, Rejane Pastori e Pedro José Schwengber.

O Instituto tem por objetivo fazer o resgate da cultura da erva-mate e dos 500 anos da história do chimarrão, explorar o aspecto e apelo social que o chimarrão possui. Visa também, conscientizar o maior número de pessoas sobre as propriedades medicinais da erva-mate. Inclusive, a Escola possui em sua equipe um médico, o Doutor e Pesquisador Oly Pedrinho Schwingel.

Em 2004, o projeto transformou-se em uma ONG: Instituto Escola de Chimarrão, contando com projetos educacionais, como o Projeto Mateando na Escola, além da realização de palestras, workshops, seminários e sua presença em festivais culturais. Paralelo a parte cultural, social e medicinal, a Escola tem um Projeto de Prevenção às Drogas. Toda a sua ideologia despertou interesse de parceiros e patrocinadores. Em 2005, conseguiram um forte apoio com a Policia Federal que doou um Motor Home, que é fundamental para difusão da ONG pelas cidades. Atingindo mais de quatro milhões de pessoas diretamente, tendo passado por mais de 300 municípios do Rio Grande do Sul, sete estados brasileiros e cinco países europeus.

Sobre a Erva-Mate

 Em 1964, o Instituto Pasteur da França e a sociedade cientifica de Paris, afirmaram que não existe no mundo outra planta que se iguale a erva-mate em suas propriedades e seu valor nutricional. Hoje ela é avaliada pela Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, que denominou a planta como a "Árvore da Vida", pois ela tem todos os nutrientes necessários para sustentar a vida, como a vitamina A, B1, B2, C, E. Além disso, contém Cálcio, Ferro, Fósforo, Potássio, Manganês, Flavonoides (anti-oxidantes), Fibras. Foi descoberto na Touro University da Califórnia que os antioxidantes da erva-mate são duas vezes mais potentes que os flavonoides do vinho e três vezes mais potentes que os do chá verde.

 Ela é um rejuvenescedor celular, moderador diurético, regenerador celular, estimulante natural, regulador das funções cardíacas e respiratórias, auxiliar no combate do colesterol, rejuvenescedora, digestiva e preventiva. Segundo, o Dr. Oly Schwingel, é indicado o uso do chimarrão de duas a três vezes ao dia. "A erva-mate é a planta mais completa do planeta em termos medicinais e nutritivos. Sendo assim, ela é significativa para nosso organismo e nossa mente. O chimarrão tem esse apelo social porque quem tem o habito de tomar o mate, dificilmente ira sofrer de depressão, que mesmo quando mateamos solito temos um companheiro que responde todas as nossas perguntas, mesmo estando calado", frisou Pedro Schwengber.

 A erva-mate nasce em apenas um paralelo de terras, são elas: Paraguai, Mato Grosso, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Argentina, sendo a Argentina, a maior produtora mundial de erva-mate. Atualmente tem sido efetuados testes de plantações de erva-mate na África e na Ásia, sem sucesso, até o momento.  O Uruguai é o maior consumidor de erva-mate, em segundo lugar, Argentina, terceiro, Paraguai, quarto, a Síria e em quinto lugar, o Brasil.