DIA D DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE É SUSPENSO

Próxima etapa de vacinação, 11 à 17 de maio, irá imunizar crianças, pessoas com deficiência, gestantes e puérperas.


O Dia D de Vacinação contra a Gripe (H1N1), marcado para ocorrer no sábado, 9 de maio, foi suspenso pelo Ministério da Saúde. Além disso, foi prorrogado o início da 3ª fase da Campanha Nacional de Vacinação, dividindo em duas etapas o público alvo que ainda não havia sido vacinado. Deste modo, a campanha de vacinação se estenderá até 05 de junho, com duas semanas a mais.

Segundo o Governo Federal, a mudança acontece em decorrência do momento atual de propagação do coronavírus no país e pela disponibilidade de vacinas pelo Instituto Butantan. Inclusive, estados e municípios estão recebendo as doses da vacina de forma fracionada, em pequenas quantidades, a cada semana.

CONFIRA O CALENDÁRIO DE VACINAÇÃO ATUALIZADO

  • 11 à 17 de maio: crianças de 6 meses à menores de 6 anos, pessoas com deficiência, gestantes e puérperas até 45 dias;
  • 18 de maio à 5 de junho: adultos de 55 à 59 anos, professores das escolas públicas e privadas.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Porto Xavier, idosos e trabalhadores da área da saúde já atingiram a marca de 100% da estimativa de público no município.

Ainda, os cidadãos residentes no interior, como também, aqueles que pertencem aos grupos da 1ª e 2ª fase que ainda não foram imunizados, podem entrar em contato com a Secretaria de Saúde, através do 3354-0300 e agendar o horário para a vacinação, evitando assim aglomeração de pessoas na unidade de saúde.