PORTO XAVIER REALIZA CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE

A 8ª Conferência Municipal de Saúde, que ocorreu no dia 17 de setembro, teve como tema central os desafios do SUS durante e pós pandemia. Com o objetivo de mobilizar a sociedade e colocar em pauta e avaliar as políticas públicas de saúde em Porto Xavier, o evento contou com a participação de 67 pessoas, entre profissionais da saúde e usuários, trabalhando três eixos temáticos: Eixo 1: atenção básica, assistência ambulatorial e hospitalar e urgência e emergência; Eixo 2: saúde mental e assistência farmacêutica; Eixo 3: gestão do SUS: educação permanente, participação popular e tecnologia. A Conferência de Saúde é um dos principais espaços democráticos de construção de políticas de saúde e o que se viu foi efetivamente a construção de propostas de ações de saúde que beneficiem a população porto-xavierense. Essa edição, realizada pela Secretaria Municipal de Saúde em parceria com o Conselho Municipal de Saúde, contou com a participação do Dr. José Renato Guimarães Grisolia, Neurologista do Hospital São Luiz Gonzaga, que fez um maravilhoso depoimento da situação enfrentada durante a pandemia, bem como expôs aos participantes suas perspectivas para o futuro relativas à situação pandêmica.