Prefeitura de Porto Xavier se integra à mobilização nacional

Em face da mobilização não haverá expediente nesta sexta-feira

A manifestação dos prefeitos que acontecerá, simultaneamente, em todas as capitais brasileiras, tem o propósito de alertar a população sobre a grave crise financeira dos municípios.
Os prefeitos da região das missões vão unir forças com outros municípios gaúchos e participar, em Porto Alegre, na manhã do próximo dia 11 de abril, da mobilização que será realizada de forma simultânea em todas as capitais brasileiras, em defesa das prefeituras. O objetivo da manifestação no Rio Grande do Sul, que está sendo coordenada pela Federação das Associações dos Municípios do RS (Famurs), em parceria com a Confederação Nacional dos Municípios (CNM) é mostrar à população, e também às autoridades federais e estaduais, que a situação financeira dos municípios é realmente muito grave. São esperadas cerca de 15 mil pessoas na capital gaúcha.
O Prefeito de Porto Xavier e Vice-presidente da Associação dos Municípios das Missões (AMM), Paulo Sommer, em entrevista à imprensa criticou a forma de distribuição dos recursos entre União, Estado e Municípios.
"Nós que estamos aqui na ponta, na gestão dos municípios, e que estamos dia a dia enfrentando os problemas com o povo somos os que menos recebemos da fatia. Nossa luta é pela mudança desses percentuais", disse o Prefeito.
Em face da mobilização, o Prefeito decretou ponto facultativo na sexta-feira (11/04) e a Prefeitura estará com suas portas fechadas, funcionando apenas os serviços considerados essenciais, entre eles, os serviços de saúde, quanto ao transporte de pacientes, serviço de educação, com funcionamento das escolas e do transporte escolar e os serviços prestados em forma de escala.
O esforço das prefeituras pelo atendimento da pauta municipalista, tanto gaúcha quanto nacional, terá nova etapa entre os dias 12 a 15 de maio, quando acontecerá a mobilização da CNM, em Brasília.