48 Anos de Porto Xavier - Muitos motivos para comemorar!

Confira as ações de governo

Porto Xavier comemora 48 anos de emancipação, e nesta data tão especial, a comunidade brindou com uma diversificada programação, que contou com inaugurações de empreendimentos e obras, baile, festas, shows, lançamentos de campanhas, Mostra da Agricultura, Feira do Livro e Circuito Internacional de Pesca Esportiva.
Os 48 anos de Porto Xavier não simbolizam apenas, o crescimento do município com aumento do número de aniversários, mas também, o crescimento administrativo que expressa desenvolvimento local.

Confira algumas das ações, que são motivo para comemorar!
No primeiro ano de governo foram feitos grandes investimentos para aquisição de vários veículos que renovaram a frota do município.
Foram adquiridos com recursos próprios e do governo do estado, 2 carros 0 km para atender a necessidade da Secretaria de Saúde, e mais um veículo novo que está por vir. Também foi realizada a reforma de veículos existentes e honrado o compromisso, lutando para aquisição de uma nova ambulância, mais moderna e com ar condicionado, que hoje atende as necessidades da comunidade. Essa ambulância foi adquirida já no primeiro ano de mandato, numa parceria com o governo Estadual. Além disso, hoje a Secretaria de Saúde conta uma Van de 16 lugares com ar condicionado, para proporcionar mais conforto aos munícipes que carecem de atendimento de saúde em centros especializados, também adquirida no primeiro ano de mandato.
Ainda tratando-se de veículos, foi adquirido um carro novo para Assistência Social e uma camionete para atender a demanda do Gabinete, adquirida por meio de uma parceria com a Receita Federal.

Através do PAC 2 do governo Federal, Porto Xavier foi contemplado com 02 ônibus escolares no Programa Caminhos da Escola; 01 quadra escolar coberta com vestiário, a ser construída na Linha Divisa; 01 cobertura de quadra escolar, que hoje está sendo construída na Linha Ponte Pindaí; 01 retroescavadeira; 01 motoniveladora e 01 caminhão caçamba que deverá chegar em junho deste ano.

No quesito obras, foram recuperados urgentemente, 700 km de malha rodoviária, e trabalha-se para um segundo momento, que virá em breve com a nova leva de equipamentos que estão chegando, que é alargar mais as estradas e investir em abertura de sarjetas e entoscamento. Assim, revitalizaremos as estradas vicinais com o suporte dos equipamentos já adquiridos e com os que estão prestes a chegar: uma escavadeira hidráulica e 1 rolo compactador.

Pensando no bem estar e na diversão dos pequenos, o parquinho da praça que estava interditado, e hoje é a alegria da criançada, foi remodelado com a temática Rio Uruguai.
Foi inaugurada mais uma Unidade de Saúde, o ESF 4 e o laboratório de entomologia. Em breve estará concluída a academia de saúde. Também foi construída a sala dos dentistas e o espaço para abrigar os motoristas da saúde.
Estão sendo realizadas obras de calçamento na Rua Dr Flores e na rua ao lado do CTG, e foram encaminhados vários projetos para recuperação das vias urbanas, que deverão em breve sair do papel.
Além disso, foi inaugurada na última semana, a ampliação da Escola Cantinho do Céu, atendendo mais 50 crianças, e reforçando o compromisso com uma educação de qualidade.

Ainda está previsto para os próximos dias a chegada dos recursos para a reforma da biblioteca pública municipal, com mais investimentos na área cultural.
Tratando-se de equipamentos, no ano passado foi investido pesado na reforma de retroescadeira, carregador, trator esteira, patrola, caçamba, camionete e outros veículos, deixando assim, os equipamentos da Secretaria de Obras novamente em condições de uso.
Na patrulha agrícola, foram investidos mais de 500 mil em equipamentos, entre eles, esparramadar de adubo, carreta graneleira, colhedora de forragem, enxada rotativa, pulverizadores, entre muitos outros. Estará chegando em breve mais um trator e uma semeadeira 0 km.
Na Assistência Social são atendidas mais de 200 famílias nos mais diversos grupos e projetos, com destaque para a implementação do PRONATEC, do governo Federal, que oferece cursos profissionalizantes gratuitos para comunidade, onde foram formadas mais de 200 pessoas.

O governo Municipal já realizou vários eventos e campanhas, entre elas, Nota na mão, prêmios de montão, Campanha do Agasalho, dia da Mulher, dia do Homem, Circuito da Pesca Esportiva, Feira do Peixe, Mostra da Agricultura, Campeonatos Esportivos, Dia do Desafio, Feira do Livro, Show da Cia Burzum, Natal na praça, entre muitos outros.
Quanto à organização interna, foi modernizado o sistema de telefonia e internet, implantado o novo formato do site e portal da transparência e ampliada à divulgação das ações de governo nos programas de rádio semanais.
Foi realizada a manutenção no Telecentro Comunitário, melhorando o acesso a internet pública. Também foi investido em softwares para monitorar os serviços, entre tantos outros avanços, que muitas vezes passam despercebidos.

Quanto a Ponte Internacional, esperada por todos, a administração está atenta a cada passo, e a última notícia que temos, é que provavelmente, este grande emprendimento deverá ser incluído no programa PAC 3, do governo Federal, o que nós dará maior garantia de ver o sonho tornar-se realidade.

Enfim, são muitos os motivos para comemorar! Mas a Administração Municipal está ciente que ainda há muito a fazer, por isso, está focada na busca de alternativas de crescimento e desenvolvimento, tendo como prioridade o bem estar social.

Parabéns Porto Xavier, parabéns povo guerreiro desta cidade!