Fechamento de Centros Cirúrgicos preocupa prefeito Sommer

A discussão segue na pauta da AMM

Uma das pautas que segue sendo discutida na AMM é o fechamento dos centros cirúrgicos nos hospitais de pequeno porte.
O tema foi debatido entre Prefeitos, secretários de Saúde e equipe da 12ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) na manhã do dia 09 de maio, no auditório de eventos do Centro de Saúde, em São Luiz Gonzaga.
Segundo o Prefeito Paulo Sommer, a resolução 64, da Secretaria Estadual de Saúde, estabelece que os recursos estaduais destinados aos hospitais serão divididos de acordo com a produção ou por leitos. Entre as consequências para quem aderir à medida está o possível fechamento de centros cirúrgicos.
Em entrevista à imprensa, o médico cirurgião geral e prefeito de Porto Xavier, Dr. Paulo Sommer, disse que a situação é lamentável.
"Com a resolução 64, proposta pelo governo, não poderemos realizar cirurgias, partos e cesáreas, tanto pelo SUS, IPE, Unimed ou particular, ou seja, vamos ter que parar de atender a população, o que vai resultar no fechamento dos hospitais", lamentou ele, ao afirmar: em Porto Xavier, vamos lutar para que não tenhamos que aderir a esta medida, pois já salvamos muitas vidas fazendo cirurgias de emergência, além do mais, as estradas estão cada vez mais perigosas para lotá-las de pacientes, e muitas vezes, temos que correr contra o tempo", declarou Sommer.