Porto Xavier é o melhor local para construção da Ponte

Declaração foi dada pelo diretor do DNIT em audiência realizada com prefeitos da AMM em Brasília

O Prefeito Paulo Sommer, acompanhado da comitiva de prefeitos da AMM pró-ponte internacional Porto Xavier/San Javier estiveram reunidas na manhã desta terça-feira, (13/05), na Capital Federal, com o Diretor Executivo do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Tarcísio Freitas. As lideranças missioneiras solicitaram informações sobre o andamento dos Estudos de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) para realização da obra, com base na videoconferência entre autoridades brasileiras e argentinas, que ocorreu na semana passada. Sobre o assunto, o diretor do DNIT destacou que ainda não tem prazo para divulgação do resultado, e que, no próximo mês de junho, dias 10 e 11, em Foz do Iguaçu, será realizada mais uma reunião entre os dois países para debater a questão.
Mas o diretor Tarcísio Freitas, que acompanha diretamente todo o processo, fez questão de manifestar seu posicionamento. "Não temos nenhuma dúvida de que, tecnicamente, o melhor local para construção da ponte internacional é Porto Xavier/San Javier, conforme características apresentadas nos estudos", revelou Freitas. Também participaram da audiência o deputado federal Luiz Carlos Heinze e o Coordenador de Planejamento do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, Sidnei Boaretto.

Uma nova perspectiva
No encontro, o diretor executivo do DNIT apontou um novo caminho para a comitiva da região das Missões: a inclusão da obra no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC3) do governo federal. Segundo Tarcísio Freitas, se esta possibilidade for viabilizada, não será necessária a continuidade do EVTEA. "Tomamos conhecimento dos gargalos burocráticos para a construção da ponte internacional. Agora vamos trabalhar junto ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão para convencer o governo federal a incluir a obra no PAC3", ressaltou o presidente da Associação dos Municípios das Missões (AMM), Junaro Rambo Figueiredo, que também é prefeito de São Luiz Gonzaga.

Força política
O Prefeito de Porto Xavier e vice-presidente da AMM, Paulo Sommer não escondeu a frustração pela demora do resultado dos estudos de viabilidade. "Esperávamos uma informação mais concreta, mas, ainda assim, estamos confiantes de que a reunião no Ministério do Planejamento nos traga um novo alento. É fundamental termos outra perspectiva para que a construção da ponte saia mais rápido", evidenciou Sommer lembrando que "o momento de fazer pressão política é agora".