Defesa Civil Municipal conclui relatório de prejuízos

Montante de prejuízos superam 20 milhões de reais

Na última segunda-feira (07/07) a Defesa Civil Municipal, em pareceria com os órgãos técnicos e Administração Municipal concluíram e enviaram aos governos estadual e federal, o relatório final dos prejuízos de Porto Xavier com a enchente nas esferas pública e privada.

Com o relatório concluído, espera-se que as medidas sejam adotadas com brevidade, para atender a comunidade.

Segundo o relatório técnico realizado pela EMATER, Secretaria da Agricultura e STR, as perdas na agricultura ultrapassaram a ordem de R$ 1.437.100,00, abrangendo as culturas de milho, pastagens, gado de leite e corte, cana-de-açúcar, fruticultura e produtos de subsistência.

Ainda na esfera privada, segundo relatório da ACISA, as perdas decorrentes da enchente na indústria local acumulam um prejuízo de R$ 2.000.000,00. As perdas do comércio local estão somadas em R$ 4.000.000,00. Com o porto internacional sem funcionar até esta segunda-feira (07/07), quanto retornou a normalidade, os prejuízos somam a ordem de R$10.000.000,00, e os prejuízos relacionados aos serviços prestados acumulam o montante de R$ 1.000.000,00.

Segundo o parecer técnico da área de engenharia, 620 unidades habitacionais, entre casas e prédios, foram atingidas na cidade, dais quais 12 casas tiveram perdas totais e várias outras estão sendo vistoriadas e apresentam problemas em sua estrutura. No interior do município 30 residências foram atingidas e algumas também apresentam problemas estruturais. Com base nesses dados, levantou-se um prejuízo estimado no valor de R$ 5.147.600,00 em bens privados.

No tocante aos prejuízos no erário público, segundo o laudo técnico da área de engenharia do município, com a baixa do rio e consequente danos em móveis e pertences, a prefeitura está recolhendo em média 8 cargas de lixo por quadra atingida, despendendo R$ 47.952,00 para remoção do lixo. Ainda, para recuperação de pontes, estradas e bueiros, estima-se o valor de e R$ 1.501.800,00.

Ações desenvolvidas pela Defesa Civil Municipal, poder público e voluntários

Em decorrência das cheias do Rio Uruguai, a Defesa Civil Municipal se reuniu na quinta-feira (26/06) no Gabinete do Prefeito a fim de executar o plano de contingência para atender a comunidade.

Já na quinta à tarde, o posto de atendimento da Defesa Civil foi montado junto a Brigada Militar e iniciaram as remoções das famílias com auxílio da prefeitura, parentes e amigos, além de serem emitidos boletins de alerta por meio da imprensa local. Já na sexta-feira (27/06) o Prefeito decretou situação de emergência em decorrência das cheias e convocou todos os interessados em ajudar na força tarefa, que contou com apoio de voluntários que se juntaram a Defesa Civil, bem como de órgãos de segurança e entidades governamentais e não governamentais.

Na sexta-feira (27/06) também iniciou o cadastro de atingidos, onde todos foram indicados a fazê-lo, a fim de levantamento de dados e controle.

Foi solicitado auxilio com recursos humanos, materiais e financeiros aos governos, bem como aos voluntários e comunidade solidária.

Foram recebidas várias doações, em dias esparsos, que, conforme chegavam eram distribuídas aos cadastrados e alojados.

A Defesa Civil do estado designou para Porto Xavier 400 kits de limpeza, os quais já foram distribuídos, 400 kits de alimentação, 400 kits de higiene e 100 colchões de solteiro novos, que serão distribuídos conforme os critérios adotados pelo Conselho Municipal de Defesa Civil, que envolve vários segmentos da sociedade.

As roupas usadas recebidas por meio de doações das mais diversas pessoas e instituições estão armazenadas e seguirão sendo distribuídas na próxima semana, em roteiro que será divulgado.

Os demais itens arrecadados seguirão sendo distribuídos conforme os critérios adotados pelo Conselho Municipal de Defesa Civil, órgão legítimo de representatividade.

Todas as ações adotadas pela Defesa Civil e poder público Municipal estão pautadas na transparência e legislação vigente, bem como poderão ser fiscalizadas em todas as instâncias, bastando para isso, se dirigir aos órgãos competentes.