Anúncio sobre ponte internacional deve sair em dezembro

Próxima etapa será uma reunião em Buenos Aires entre os governos do Brasil e Argentina, com a participação de prefeitos da AMM e bancada gaúcha

O Prefeito Paulo Sommer esteve ausente da Prefeitura nesta semana, pois cumpre extensa agenda de reuniões em Brasília e na capital gaúcha.

Em Brasília, ocorreu nesta terça-feira (15/07), importante reunião com o Ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, onde foram tratados assuntos referentes ao andamento dos trabalhos técnicos de definição do local ideal para construção da ponte internacional Brasil/Argentina e o processo de definição do trecho da ferrovia Norte-Sul.

Qualquer decisão, tanto sobre a escolha do local da construção da ponte internacional Brasil/Argentina quanto do traçado definitivo da ferrovia Norte-Sul, e a possível inclusão de um roteiro missioneiro, só será anunciada pelo governo federal em dezembro. Esta foi a notícia que os prefeitos das Missões ouviram em Brasília do ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos e do diretor Executivo do Dnit, Tarcísio Gomes de Freitas.

Mais de 30 pessoas, entre prefeitos, deputados federais e estaduais, senadores, imprensa e outras lideranças, participaram da audiência. O encontro, que durou mais de uma hora, serviu para o ministro dos Transportes e o diretor-geral do Dnit atualizarem os representantes gaúchos sobre o andamento dos Estudos de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) dos dois projetos.

Prefeito de Porto Xavier e Vice-presidente da AMM, Paulo Sommer, que há três décadas vem participando de reuniões na Capital federal sobre o tema, saiu otimista depois do encontro de terça-feira. "Agora temos o comprometimento do ministro dos Transportes de que o anúncio dos estudos técnicos sai em dezembro. Continuamos confiantes de que nossa região será escolhida como melhor local para construção da ponte", evidenciou Sommer ao lembrar: "a obra deve custar em torno de 20 milhões de dólares, valor considerado baixo, comparado aos benefícios que terá a população".

Apoio da bancada gaúcha

Em reunião com a bancada gaúcha, nesta quarta-feira (17/07), que contou com a participação do presidente da FAMURS, deputados federais, estaduais e prefeitos de diferentes partidos, foi tratado de unir forças, para juntos pressionarem a agilização da divulgação dos resultados do EVTEA da ponte e da ferrovia, além disso, foi firmado o compromisso de realizar antes de dezembro, uma reunião para tratar da questão em Buenos Aires.

O encontro objetiva um acordo político entre os dois países, referentes aos custos e empresas que farão os serviços de execução da obra.

Os 26 municípios missioneiros que congregam a Associação dos Municípios das Missões (AMM) estavam representados por prefeitos que integram as comissões pró-ponte internacional Porto Xavier/San Javier e ferrovia Norte-Sul.

Agenda de quinta e sexta-feira

Dando seguimento a agenda de reuniões, o Prefeito ainda participou de importante reunião que trata da criação do Corede Missões Fronteira, e da Assembleia Geral Ordinária da AMM e da FUNMISSÔES, na sala de reuniões da FAMURS em Porto Alegre.

Na ausência do Prefeito, está respondendo pela chefia do executivo municipal, o Vice-prefeito Fábio Bratz.