Prefeitura encaminhou documentação para liberação do FGTS

Caixa informará como e quando o benefício será disponibilizado

Em face das enchentes que atingirem Porto Xavier e vários municípios, o Governo Federal comprometeu-se em garantir a liberação do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) para os trabalhadores que tiveram suas residências atingidas.

Um dos primeiro trâmites foi à conclusão do Formulário de Informações de Desastre (Fide), com um levantamento de toda a situação do município, que foi enviado à Defesa Civil Estadual e Nacional, sendo então analisada a documentação por parte da Defesa Civil Nacional, que só assim reconheceu o Decreto de Emergência.

A Prefeitura encaminhou a agência local da Caixa Econômica Federal (CEF), toda a documentação solicitada para os trâmites de liberação do FGTS.

De acordo com a Caixa, o próximo passo é a homologação da liberação do FGTS pelo Ministério da Integração Nacional e a publicação da decisão no Diário Oficial, para só então a Caixa informar como e quando o benefício será disponibilizado. Os tramites estão demorados por conta da grande demanda de municípios que decretaram situação de emergência em face dos alagamentos, enchentes e deslizamentos.

A Caixa esclarece ainda que o benefício só será liberado para as pessoas que comprovarem residir em áreas diretamente alagadas.