Programação da Semana da Pátria

Atividades iniciam nesta segunda-feira (01/09)

DIA 1º DE SETEMBRO – SEGUNDA–FEIRA

Abertura das programações

8h30min - Abertura dos festejos com acendimento do Fogo Simbólico nas barrancas do Rio Uruguai, junto ao Porto Internacional, trazendo presente a construção da Ponte Internacional, cujo Estudo de Viabilidade Técnica Econômica e Ambiental está em andamento, a implantação dos Free Shops nas zonas de fronteiras entre cidades gêmeas e a instalação da Agência Fluvial de Porto Xavier – Marinha do Brasil.

Pronunciamentos das autoridades

8h40min - Condução do Fogo Simbólico até a Pira da Pátria na Praça Ferdinando Albino Wendt pela Escolinha de Futsal do Instituto Estadual de Educação São Francisco Xavier, com acendimento realizado pelo Prefeito, Vice-Prefeito, Chefe da Inspetoria da Receita Federal, Delegado Fluvial de Uruguaiana, Comandante da Brigada Militar, Diretor e Coordenador da Escolinha São Francisco Xavier.

Hasteamento das Bandeiras:

Nacional: Senhor Fábio Bratz - Vice-Prefeito

Estadual: Capitão de Corveta Comandante Marcus Antonio Machado Pereira-

Delegado Fluvial de Uruguaiana

Municipal: Sargento Miguel Garcia - Comandante da Brigada Militar

MERCOSUL: Senhor Nilo Odirlei Martini Ribas - Inspetor Chefe da Inspetoria da Receita Federal de Porto Xavier

Participação:

Escolas: E. M. Santos Dumont - Linha Nova; E. M. Machado de Assis - Ponte Pindaí; E. M. Pres. Arthur da Costa e Silva - Rincão Comprido; E. M. Dª Pedro II - Linha Montanha Superior, E.E.João Manoel Corrêa - Secção D; E.E. Osvaldo Cruz - Linha Taquarussu; E.E.Cel. de Ensino Médio Antonio Fioravanti - cidade; E.M. de Ensino Médio Carlos Bratz – Linha São Carlos; Instituto São Francisco Xavier - cidade e APAE.

16h30min - Arriamento das Bandeiras

Participação:

Escolas: Escola Estadual de Ensino Médio Cel. Antonio Fioravanti; Instituto Estadual de Educação São Francisco Xavier e Escola Municipal de Educação Infantil Cantinho do Céu.

Arriamento das Bandeiras:

Nacional – Profº Luiz Vanderlei Klein - Secretário Municipal de Educação Cultura e Desporto

Estadual – Profº Ismar Spies - Diretor do Instituto Estadual de Educação São Francisco Xavier

Municipal – Profª Roseli Della Flora - Diretora da Escola Estadual de Ensino Médio Cel.Antonio Fioravanti

MERCOSUL – Representante da APAE

DIA 05 DE SETEMBRO – SEXTA-FEIRA

Dia da Mocidade

Abertura da Semana Farroupilha na comunidade de Rincão Comprido

8h30min - Acendimento da Chama Crioula no túmulo do tradicionalista Siegfried Schropfer. Após, a chama será conduzida pelos responsáveis do Piquete de Cavalarianos Delmiro Zilli até o Rancho Crioulo.

9h - Desfile com o Piquete de Cavalarianos, tradicionalistas da comunidade, professores e alunos da Escola Municipal Presidente Arthur da Costa e Silva e Grupo de Senhoras Sempre Unidas.

Hasteamento das Bandeiras

Participação:

Comunidade e Escolas: Presidente Arthur da Costa e Silva, Instituto São Francisco Xavier, Ensino Médio Cel.Antonio Fioravanti, Machado de Assis, Ensino Médio Carlos Bratz, João Manoel Corrêa, Erico Veríssimo, Dª Irene Feier e Santos Dumont.

12h - Almoço Festivo (Buffet ao valor de R$12,00 adultos e R$ 8,00 crianças)

À tarde - Tertúlia livre e dança

21h - Janta - Carreteiro a cargo do CPM da Escola (R$ 10,00 adultos e R$ 6,00 crianças)

Apresentação da Invernada Artística do CTG Corredor Missioneiro

Fandango no Galpão

DIA 06 DE SETEMBRO – SÁBADO

Continuidade dos Festejos Farroupilhas no Galpão Crioulo de Rincão Comprido.

DIA 07 DE SETEMBRO

Dia da Pátria

9h30min - Hasteamento dos Pavilhões com acompanhamento da Banda Municipal

Hasteamento das Bandeiras:

Nacional: Dr.Paulo Sommer - Prefeito Municipal

Estadual: Juiz de Direito da Comarca

Municipal: Senhor Alberto da Veiga Ferreira - Presidente da Câmara de Vereadores

MERCOSUL: Senhor Jeferson Deutner da Silva - Presidente da ACISA

Pronunciamento do Prefeito

Escolas:

Instituto E.E. São Francisco Xavier – cidade; E.E de Ensino Médio Cel.Antonio Fioravanti – cidade; E. M. Érico Veríssimo - Linha Divisa; E. M. Dª Irene Feier - Linha Primeira; E. M. de Educação Infantil Sonho Encantado – cidade e E. M. de Educação Infantil Cantinho do Céu – cidade.

12h - Almoço no Salão da Igreja Evangélica Cristo (em frente à Praça)

(Buffet ao valor de R$ 15,00 adultos e R$10,00 Crianças)

Haverá churrasco à venda.