Prefeito participa de reunião da AMM em Garruchos

Em pauta: situação das rodovias da região, o Plano de Saúde dos servidores municipais (IPE), os recursos pós-enchente e a ponte internacional

Na última sexta-feira (22/08), o Prefeito de Porto Xavier e Vice-presidente da AMM, Paulo Sommer, esteve em Garruchos para participar da assembleia mensal da Associação dos Municípios das Missões (AMM).

Dentre os assuntos tratados, estiveram à situação das rodovias da região, o Plano de Saúde dos servidores municipais (IPE), os recursos pós-enchente e a ponte internacional.

Quanto às rodovias, ocorreu na última quinta-feira (28/08), uma importante reunião em Porto Alegre, onde participaram a direção da AMM e a diretoria do Daer e da Seinfra quando, mais uma vez, foram discutidas medidas urgentes para solucionar os sérios problemas das estradas da região, como o asfaltamento dos acessos aos municípios de Garruchos, Rolador, Ubiretama, Eugênio de Castro e Pirapó, além da recuperação das rodovias estaduais.

Com relação ao convênio com o IPE, que é o plano de saúde dos servidores municipais, o mesmo ainda está em vigor e o plano de saúde pode ser utilizado sem complicações, até que seja negociado o plano de reajustes, solicitado pelo governo. Segundo Sommer, o alerta de atendimento precário parte dos hospitais, que prometem só atender casos de urgência a partir de setembro, já que os repasses do IPE estão atrasados.

Tratando-se do assunto enchentes, estiveram presentes na reunião, o coordenador da Defesa Civil regional estadual, com sede em São Luiz Gonzaga, tenente Luiz Carlos Lemes, e o coordenador adjunto, Ivo Angnes, que prestaram informações sobre o repasse dos recursos aos municípios que decretaram situação de emergência. Lemes explicou que Porto Xavier já está com o valor empenhado e deve ser liberado nesta semana. Ele relatou que, inicialmente, serão destinadas verbas para recuperação das perdas. Os valores para a reconstrução virão numa segunda etapa, a partir da entrega dos projetos de trabalho que deverão ser concluídos até o final do mês.

Já com relação à Ponte Internacional, Paulo Sommer, transmitiu aos colegas prefeitos novidades que vão beneficiar toda a região missioneira. Segundo Sommer, está sendo instalado em Porto Xavier um posto da Marinha, e em breve será discutido em audiência pública, a instalação dos Free Shops, que servirão para fomentar a venda de produtos nacionais e importados e o câmbio da moeda. Bastante otimista, o prefeito acredita que “certamente vão aumentar as chances para construção da ponte internacional em nosso município, mas quem ganha é a região das Missões”, ressaltou o vice-presidente da Associação e Prefeito de Porto Xavier, Paulo Sommer.