Município declara Situação de Emergência devido o excesso de chuvas

Decreto foi publicado na tarde desta quinta-feira (02/10)


Na tarde de quinta-feira (02/10), o Prefeito Paulo Sommer publicou oficialmente o Decreto número 2.692, de 02 de outubro de 2014, que declara situação de emergência em toda área do município afetada por chuvas intensas.

Segundo o decreto, ocorreram chuvas intensas em toda a área do Município durante o mês de setembro, sendo que no período de 27/10/2014 a 30/09/2014 a precipitação pluviométrica atingiu 340 milímetros. Com isso, ocorreu a elevação do nível das águas do Rio Uruguai e seus afluentes, causando inundação, e conseqüentemente atingindo um número elevado de residências.

Foram constatados grandes prejuízos na Agricultura, principalmente nas culturas de cana-de-açúcar, pastagem, milho, trigo e hortifrutigranjeiros.

Além disso, foram de grande monta as danificações causadas pelas chuvas intensas em estradas, pontes e bueiros, deixando intransitáveis em diversas localidades do interior do Município as vias de acesso, não possibilitando a realização do transporte escolar e de produtos agrícolas.

Também foram verificados prejuízos causados às empresas de Comércio Internacional, que devido ao fechamento do Porto Internacional tiveram um considerável atraso no transporte de mercadorias;

Para atender a população, o município disponibilizou todo o aparato disponível para minimizar os efeitos do desastre, bem como para assistência e socorro aos afetados.

Por conta disso, o parecer emitido pela Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, relata as ocorrências desse desastre, o que é favorável à declaração de situação de emergência.

Portanto, fica declarada Situação de Emergência em virtude de desastre classificado como CHUVAS INTENSAS - COBRADE – 1.3.2.1.4, conforme IN/MI nº 01/2012, de 30 de agosto de 2012.