Câmara de Vereadores de Garruchos lotada em reunião regional sobre barragem

Lideranças de toda região participaram da reunião

Na última quarta-feira (08/04), na Câmara de Vereadores de Garruchos, lideranças regionais, entre prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, representantes da EMATER, FETAG-RS, sindicatos e associações, inclusive da Argentina, estiveram reunidos na Câmara de Vereadores de Garruchos para tratar da reunião regional sobre a barragem de Garabi e seu impacto nas comunidades atingidas.

A reunião foi conduzida pelo Coordenador Regional da Comissão, Agnaldo Barcelos da Silva, também presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santo Antônio das Missões e Garruchos, e contou com a participação de representantes da Eletrobrás e ConsultGEL, empresa responsável pelo estudo ambiental e socioeconômico do empreendimento.

O principal assunto da pauta foi às respostas para as mais de quarenta questões que a região pontuou como indispensáveis de esclarecimentos, para que os estudos tivessem continuidade. Algumas respostas foram dadas e outras apenas postergadas para serem respondidas nas próximas etapas do estudo.

A Comissão saiu satisfeita com a participação da reunião, mas acredita carecer de muitas respostas para avaliar os impactos que o empreendimento pode trazer, como por exemplo, o valor das indenizações, que não se sabe ao certo a base de cálculos. A resposta dada é de que as indenizações terão como base o valor de mercado e será descontada a depreciação dos bens. Além disso, várias outras questões ficaram sem resposta, como o caso do Porto Internacional de Porto Xavier, não se sabe se poderá continuar a travessia da balsa, se poderá ter ponte, o que inviabilizaria os avanços da economia local. Sendo assim, ficou acordado que a ConsultGEL poderá seguir com o pré-cadastro, onde os atingidos só prestam informações básicas e não assinam nenhum documento, e seguirá suspenso o cadastro socioeconômico, com informações mais detalhadas dos atingidos.

Segundo o Vice-prefeito, Fábio Bratz, “precisamos de respostas urgentes, pois já estamos vivendo as consequências das barragens, não podemos esperar as fases avançarem, para só então saber o que acontecerá com o Porto Internacional, com a Receita Federal, Aduana, estradas e pontes atingidas, bem como sem saber a cota certa de alagamento, pois só se fala em variação, mas não em quanto pode variar. Tudo ainda está muito impreciso e não soubemos as reais consequências para avaliar se é positivo ou negativo para o município”, concluiu.

A próxima reunião da Comissão Regional ocorrerá no dia 16 de abril, na cidade de São Nicolau.