AMM reúne-se na Argentina com representantes do Vaticano

Avançam possibilidades da vinda do Papa Francisco às Missões

O presidente da Associação dos Municípios das Missões (AMM), Angelo Fabiam Duarte Thomas, esteve reunido na última sexta-feira (26/6), com Juan Carlos, de Buenos Aires, representante da Cúria e amigo do Papa Francisco, para dar seguimento às tratativas da vinda do Sumo Pontífice à região das Missões, em 2016. O encontro ocorreu às margens do rio Paraná, em San Ignacio, província de Misiones, na Argentina, onde os convidados foram recepcionados pelo intendente anfitrião, Don Juan Esteban. Além de Brasil e Argentina, o evento contou com participantes do Paraguai.
Em novembro do ano passado, a convite de Juan Esteban, o então presidente da AMM, prefeito de São Luiz Gonzaga, Junaro Rambo Figueiredo, acompanhado dos prefeitos de São Miguel das Missões, Hilário Casarin, de Porto Xavier, Paulo Sommer e de São Nicolau, Benone de Oliveira, estiveram em San Ignacio, no esforço de trazer o Papa à região. Na época, foi formada a Assembleia Permanente das Missões Jesuíticas-Guaranis, integrada por autoridades municipais brasileiras, argentinas e paraguaias. Fabiam Thomas relatou que um grupo de municípios destes três países, de fato, está articulando a vinda do Papa para até as Missões e que, o conceito que está sendo trabalhado é o de resgatar a saga jesuítica e incluir no roteiro papal os 30 povos missioneiros. Segundo o dirigente da AMM, os representantes do Vaticano passaram todas as orientações necessárias para que o processo possa avançar e se solidificar, e existe uma possibilidade concreta de acontecer um roteiro do Papa em setembro de 2016. O presidente da AMM salientou que Francisco é hoje uma das figuras públicas de maior repercussão a nível mundial. Com agendas previstas para Cuba, Estados Unidos e China, e por isso, não se pode alimentar a expectativa de uma grande permanência nas missões jesuíticas. Contudo, avalia Fabiam, um roteiro de dois dias, com visitação a uma redução de cada um dos países, é algo que não pode ser descartado. “Seria um acontecimento histórico uma celebração em São Miguel, por exemplo, e lutaremos muito para isso acontecer. Mas o foco é a garantia da vinda do Papa às missões em 2016, no Brasil, na Argentina, ou no Paraguai. Se ocorrer nos três países será uma consagração do projeto”, enfatizou o prefeito missioneiro. Na reunião do dia 26 de junho em San Ignacio, o presidente da Associação dos Municípios das Missões defendeu que a agenda do Papa abranja os três países missioneiros, contemplando, de forma simbólica, os 30 povos. Ele propôs uma agenda nas missões de cada país: Brasil, Argentina e Paraguai. “A ideia foi bem aceita pelo grupo, mas prevaleceu o entendimento de que, a palavra final, será do Vaticano e de que o mais importante é a confirmação desta agenda papal no ano que vem, em alusão aos 30 povos missioneiros”, explicou Thomas. Ao final do encontro, ficou estabelecido que dentro de 40 dias deve acontecer a próxima reunião, em San Javier/Argentina, ocasião em que será divulgada a "petição" pública de solicitação de agenda ao Papa, em forma de nota oficial. Além de intendentes dos três países, dos municípios de Trinidad (Paraguai); Eldorado (Argentina); San Ignacio guazu (Paraguai); Corpus Christi (Paraguai); Santa Maria (Paraguai); San Javier (Argentina), e de Giruá (Brasil), esteve presente o ministro de Turismo da Província, arquiteto Sergio Dobrusin.

(fotos)

Fonte: Karin Schmidt

(Assessora de Imprensa da AMM)