“Desafios para implantação dos Free Shops nas cidades gêmeas de fronteira”

Audiência Pública sobre a implantação dos Free Shops nas cidades gêmeas de fronteira”

Na última quinta-feira (30/07), aconteceu uma Audiência Pública referente aos trabalhos dos prefeitos de cidades gêmeas de fronteira do Rio Grande do Sul, proposta no Seminário “Desafios para implantação dos Free Shops nas cidades gêmeas de fronteira”. A implantação dos Free Shops, em cidades de fronteira pretende estimular o consumo de produtos nacionais pelo turista estrangeiro, devido ao preço menor cobrado pela isenção dos tributos. Ao total, dez municípios gaúchos serão beneficiados com a instalação dessas lojas, entre eles, Porto Xavier. A implantação dos Free Shops, em cidades de fronteira pretende estimular o consumo de produtos nacionais pelo turista estrangeiro, devido ao preço menor cobrado pela isenção dos tributos.  A Audiência contou com um bom público, que aproveitou para discutir os pontos positivos e negativos. Participou a Administração Pública, Lideranças, representantes de entidades, Prefeitos, representantes de outras cidades, como São Borja, Quaraí, Barra do quarai, Jaguarão, comerciantes, estudantes e a comunidade em geral. Contou também, com a presença do Deputado Estadual Eduardo Loureiro que defende a construção da nova ponte em Porto Xavier que virá a contribuir para as relações de fronteira especialmente pela rota em que a cidade está inserida, sendo inclusive servida por uma estrada bem dimensionada como a BR-392. Colocando seu mandato a disposição para proporcionar a celeridade necessária ao processo de regulamentação, especialmente o maior desafio que é a elaboração do sistema informado pelo Prefeito Claudio de Jaguarão. Dentre os demais assuntos debatidos estão público alvo das lojas francas, onde brasileiros também poderão comprar; sobre a dificuldade em haver uma integração das fronteiras especialmente relativa ao limitado acesso dos brasileiros ao território argentino; a burocracia política para instauração de qualquer empreendimento, dentre outras relativas a implantação das lojas francas. A próxima reunião será agendada após a reunião marcada para o dia 13 de agosto com o Governo do Estado.