Rio Uruguai

  • Publicado em: 17/01/2024 às 00:00   |   Imprimir

Em Porto Xavier os destaques são a pesca e os passeios de barco, tudo isso desbravando as águas do rio Uruguai, que tem grande ligação com a cidade. Se tornando um destino de viagem interessante para quem gosta de turismo de pesca.

Este caudaloso rio separa os estados brasileiros de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, além de demarcar parte da fronteira do Brasil com a Argentina e também desta com o Uruguai. Ele nasce no Brasil, com o nome de rio Pelotas, e corre em direção ao interior do continente. Depois de receber as águas do rio Canoas, seu mais caudaloso afluente, passa a se chamar rio Uruguai. Dos seus 1.600 quilômetros de extensão, mais de 1.000 são em território brasileiro.

Com os rios Paraná e Paraguai, o rio Uruguai faz parte do sistema hidrográfico da bacia do Prata. Ele é o menor dos três rios formadores dessa bacia, mas nem por isso menos importante para os países da região. Seu curso é interrompido por corredeiras entre a cidade de Salto (no Uruguai) e o rio Quaraí (que faz fronteira entre o Brasil e o Uruguai). O rio Uruguai deságua no rio da Prata.

Mirante do Rio Uruguai– Situa-se junto ao Porto Internacional, nas barrancas do Rio Uruguai, com acesso livre, local visitado para descanso, onde se vislumbra uma linda e exuberante paisagem. Pode-se também acompanhar toda a movimentação de Balsas de carga, Lanchas de Passageiros, Esportes Náuticos, e a movimentação de caminhões com produtos de Importação e Exportação, para os países do Mercosul.