Prefeitura e SENAR promovem cursos de “Confecção de Bonecas de Pano” e “Processamento de Frutas”

Entre os dias 29 de janeiro e 01 de fevereiro, mulheres aprenderam a confeccionar bonecas, a a preparar frutas em caldas, geleias e sucos.

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação, juntamente com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - SENAR, ofertou entre os dias 29 de janeiro e 01 de fevereiro, os cursos de “Processamento de Frutas’ na Linha Barra do Pindai; e de “Bonecas de Pano” no Centro de Referência de Assistência Social – CRAS.

Com o intuito de resgatar tradições, no curso “Bonecas de Pano”, um grupo de mulheres aprenderam a confeccionar bonecas, cachorros e guirlandas pascoais, valendo-se de retalhos de tecido, feltro, linhas, lãs, arames, cones de papelão, tintas de tecido, material de enchimento, dentro outros.

Já no curso de “Processamento de Frutas”, um grupo de senhoras estudaram os princípios e métodos da conservação de alimentos, assim como aprenderam a preparar frutas em caldas, sucos, compotas, geleias e a cristalizar frutas.

ALUNOS

Marli Engers trabalha a com artesanato há 10 anos, neste período nunca participou de cursos na área, aprendeu a pintar em tecidos, fazer tricô e crochê nas revistas e tutoriais ofertados na internet. “Esse curso foi muito importante, pois quando me aposentar, pretendo abrir um ateliê de artesanatos”.

Maria Oni Rodrigues também participou  há dois anos do curso de “Corte e Costura”, também ministrado pelos profissionais do SENAR, nele aprendeu a bordar, consertar e costurar roupas. “ Achei que não estava preparada para fazer roupas, mas mesmo assim, comprei máquinas e comecei a bordar e fazer consertos, foi uma forma que encontrei de complementar a renda”, destaca Maria, que agora gerencia seu micro negócio.