Educação Ambiental é tema de Formação Continuada

Palestra ministrada pela Professora Cléilia Bittencorte Meller integra as ações do Projeto “Tape I Iandê”.

Nesta segunda-feira (12), no auditório da Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação, a Organização Não Governamental – ONG Terra Verde promoveu em parceira com as Secretarias Municipais de Educação, Cultura e Desporto; e Desenvolvimento, Turismo e Mercosul, a palestra “A Educação como Ferramenta para a Transformação Humana”.

Integrante do ciclo de formação continuada para os professores da Rede Municipal de Ensino, a palestra sobre educação ambiental é uma ação do Projeto “Tape I Iandê”, no português, “Caminho dos Águas”, que percorre mais de 10 municípios entre Porto Mauá e São Borja, em uma jangada construída com materiais recicláveis e movida a pedais. Desta forma, a iniciativa visa sensibilizar as comunidades ribeirinhas sobre o uso e qualidade das águas dos rios que compõe a Bacia do Rio Uruguai.

Em sua fala, a Professora Doutora em Educação, Clélia Bittencorte Meller, abordou a necessidade da conscientização em relação ao uso das águas e sua qualidade, além de destacar a importância das interações sociais para sincronizar o desenvolvimento econômico da sociedade com a preservação do ecossistema. “É nessas relações sociais que se constroem os aprendizados e se modificam as condutas.”, ressalta a professora.

Em sua 4ª edição, o projeto nasceu em 2015, a partir dos integrantes e apoiadores da ONG Terra Verde, que para colocar a iniciativa em ação, dividem-se em duas equipes: Terra e Água. Enquanto a equipe Terra realiza inserções artísticas-culturais, contação de histórias e palestras em escolas e na comunidade em geral, a equipe Água registra os impactos ambientais visíveis no percurso, recolhe resíduos e faz contato com os ribeirinhos.