Dia Mundial do Câncer reforça combate à doença

Segundo a Organização Mundial de Saúde, mais de 14 milhões de pessoas desenvolvem a doença todos os anos.


O Dia Mundial do Câncer, celebrado em 4 de fevereiro, é uma data criada pela União Internacional para o Controle do Câncer - UICC, em 2005, para conscientizar a população mundial sobre a doença e incentivar as pessoas a falarem mais sobre o assunto em seu cotidiano

Entre uma das principais causas de morte em todo mundo, o câncer, segundo a Organização Mundial de Saúde - OMS, desenvolve-se em mais de 14 milhões de pessoas todos os anos. Diante desta questão, destaca-se a importância de discutir prevenções e diretrizes ao combate da doença.

Além de campanhas pontuais como “Outubro Rosa” e “Novembro Azul”, meses dedicados à realização de ações para prevenção do câncer de mama e próstata, respectivamente; em Porto Xavier, a Secretaria Municipal de Saúde realiza corriqueiramente nos postos de Estratégia Saúde da Família – ESF, exames preventivos de câncer no colo uterino, conhecido também como Papanicolau e o PSA, exame laboratorial, bastante usado para detectar o câncer de próstata.

“É bem importante que as mulheres façam o autoexame de mama e caso sintam algum caroço, procurem os seus ESF para encaminhamentos, pois tanto o papanicolau como a mamografia para mulheres acima dos 35 anos são exames gratuitos e para realizá-los é necessário apenas possuir o Cartão Nacional do Sistema Único de Saúde.” Destaca a enfermeira Cristiane Fioravanti.

 

Ademais, para prevenção da doença, a profissional recomenda: “Manter uma alimentação saudável, balanceada e no intervalo de três em três horas é o primeiro passo. Exercícios físicos e evitar o cigarro são boas formas de prevenir a doença”.

 

O CÂNCER...

O câncer é um conjunto de mais de 200 doenças que podem se desenvolver em qualquer órgão do corpo, no entanto, as mesma têm em comum a característica do crescimento desordenado de células que invadem os tecidos e órgãos, e podem se espalhar para outras regiões do corpo. Estas células tendem a ser muito agressivas e incontroláveis, determinando a formação de tumores, que é o acúmulo de células cancerosas.