Porto Xavier adota cronograma de vacinação contra a febre amarela

Ofertada na Unidade Central de Saúde, a imunização será feita em dias e horários estabelecidos


Com o aumento da procura pela vacina contra febre amarela pelos viajantes, em razão dos recentes casos registrados em São Paulo, Rio de Janeiro e Minais Gerais, a Secretaria Municipal da Saúde adotou uma estratégia para evitar perdas de doses no Posto de Saúde em Porto Xavier.

A medida foi colocada em prática a partir deste mês de fevereiro, objetivando fazer o melhor uso das vacinas.  A vacina é recomendada às pessoas saudáveis entre 09 meses e 59 anos que nunca se imunizaram contra a doença e com viagens programadas para áreas em que o vírus está circulando.

Ofertada na Unidade Central de Saúde, a imunização será feita em dias e horários estabelecidos conforme o cronograma abaixo:

 

07/02/2018 (quarta-feira) – a partir das 8h30min;

26/02/2018 (segunda-feira) - a partir das 8h30min.

 

“Cada frasco de vacina contém cinco doses e, depois de aberto, tem de ser utilizado em até seis horas, se não precisa ser descartado. Adotamos esse cronograma para que possamos usar integralmente nossos lotes de vacina”, explica a Técnica em Enfermagem, Frânia Cleonice Diel.

A vacina precisa ser tomada pelo menos dez dias antes do embarque e é necessário apresentar documento de identificação e carteira de vacinação. Fora da faixa etária de 09 meses a 59 anos é necessário apresentar também prescrição médica.

No Brasil, desde 1942 só há casos de febre amarela silvestre. A doença não é contagiosa, ou seja, não há transmissão de pessoa a pessoa. É transmitida somente pela picada de mosquitos infectados com o vírus.

Fonte: Ministério da Saúde;