MUNICÍPIO DE PORTO XAVIER ADQUIRE, COM RECURSOS PRÓPRIOS, R$ 159 MIL EM PRODUTOS DA AGRICULTURA FAMILIAR

ITENS COMPÕEM CESTA BÁSICA DISTRIBUIDA PELA DEFESA CIVIL AOS ATINGIDOS PELOS EVENTOS CLIMÁTICOS DE MAIO

No dia 20/06 (quinta-feira) agricultores familiares do município de Porto Xavier, que realizaram proposta de venda em atendimento ao Chamamento Público de Aquisição de Produtos da Agricultura Familiar (Chamada Pública 01-2024), efetuaram a entrega dos produtos que compõem as 200 cestas básicas que foram posteriormente distribuídas para as famílias atingidas. Esta é a primeira entrega de três previstas.

Segundo a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, em decorrência da vulnerabilidade social, emocional e financeira pela qual passam todos os atingidos, observa-se um quadro de falta de condições de acesso aos produtos diversificados e nutricionais que devem compor a dieta das famílias. Por isso a opção por adquirir alimentos in natura e artesanais produzidos pela agricultura familiar local, é uma estratégia multifacetada que aborda questões imediatas de segurança alimentar e nutricional, enquanto promove a sustentabilidade, resiliência econômica e social a longo prazo. Trata-se de uma abordagem que não apenas alivia a fome, mas também fortalece a comunidade e prepara a população para enfrentar futuros desafios.

A lista de alimentos foi feita com base no levantamento da oferta local. Devem ser realizadas mais duas entregas, completando 600 cestas básicas com produtos da agricultura familiar.