Agricultores de Porto Xavier visitam a 2ª EXPOPORTO

Visita aconteceu no dia 18 de março


A recepção dos 38 agricultores de Porto Xavier foi com uma mesa farta de produtos da agricultura familiar, em sua maioria com certificação de conformidade orgânica. Essa recepção já anunciava a diversidade dos temas e a hospitalidade do Dia de Campo realizado na última sexta-feira (18/03), em Porto Vera Cruz. Para a realização do evento, o casal Noli Claudemir, conhecido como Tomé, e Senaile Backes, abriu as portas de sua propriedade e um espaço de 4mil² foi organizado na 2ª ExpoPorto.

Os agricultores porto-xavierenses que estiveram presentes, participam da chamada Pública da Agroecologia e da Chamada Pública do Leite que são executadas pela Emater/RS-Ascar. Na propriedade da família de Tomé, foram conduzidas estações sobre produção e certificação orgânica de citros; produção para autoconsumo e qualidade de vida e sobre manejo de agrofloresta onde também teve destaque a demanda e formas de acesso da fruticultura a diferentes mercados.

No espaço da Emater/RS-Ascar, na ExpoPorto, o público pode conferir outras quatro estações. Manejo e tipos de forrageiras e o sistema silvipastoril; práticas conservacionistas do solo, amostragem de solos e plantas de cobertura; implantação e acesso a políticas públicas na área de irrigação e uma estação de energias alternativas, que chamou a atenção com tecnologias simples e de baixo custo, que podem ser adaptadas à realidade das propriedades: biodigestor caseiro para produção de gás de cozinha; aquecedor solar de água, elaborado com garrafas pet e embalagens de leite vazias; um carneiro hidráulico para facilitar e otimizar o acesso à água potável; e o aerador samuca, para oxigenação da água utilizada na piscicultura.