Porto Xavier representado no 2º Festival de Pratos de Soja

Participação dos grupos porto-xavierenses ocorreu no dia 03 deste mês

Tendo como objetivos a valorização da cultura das comunidades dos 39 municípios da região através da culinária e o incentivo ao consumo de soja na alimentação humana, o 2º Festival de Pratos de Soja aconteceu na tarde da última terça-feira (03/05), na 21ª Feira Nacional da Soja (Fenasoja) em Santa Rosa.

Durante o evento, foram apresentados 74 pratos tendo a soja como um de seus ingredientes. Entre eles, representando Porto Xavier na categoria Doce, o prato Trufas de Soja elaborado pelo Grupo de Senhoras e Jovens Unidas Venceremos da Linha Ponte Pindaí, e na categoria Salgado, o prato Bolinhos de Soja do Grupo de senhoras e Jovens Progresso da Linha São Carlos. Os referidos pratos foram eleitos em março na fase municipal do concurso organizado pela Emater/RS-Ascar.

As agricultoras que participaram do evento receberam, gratuitamente, um livro contendo todas as receitas apresentadas, intitulado "Comida Boa Também se Faz com Soja", que foi editado pela Emater/RS-Ascar. As agricultoras participantes e extensionistas envolvidos com o trabalho receberam também certificados, em reconhecimento ao esforço de cada um para que o Festival pudesse acontecer e contribuir com a cultura regional.

O Festival traz como missão, fazer com que os municípios se sintam integrados a Fenasoja e possam mostrar por meio da culinária típica de cada localidade, a sua identidade. A organização vê a oportunidade como um incentivo a introdução desse importante alimento, que é funcional e muito versátil, na alimentação das famílias, haja vista que seu consumo só traz benefícios a saúde.