Agricultores porto-xavierenses participaram da FENASOJA

Excursões saíram do município em direção ao evento no dia 04 de maio


Na última quarta-feira (04/05), 43 mulheres dos Grupos de Senhoras e Jovens de Porto Xavier, tiveram a oportunidade de participar do dia de campo, organizado pela Emater/RS-Ascar, na área da Exporural, da 21ª Feira Nacional da Soja (Fenasoja). Já na quinta (05/05), foi à vez de 47 agricultores beneficiários das Chamadas Públicas executadas pela Emater/RS-Ascar participarem da Feira. Ao todo, 90 agricultores porto-xavierenses participaram desta edição da feira, onde acompanharam visitas assessoradas pelos diferentes espaços temáticos, para depois aprofundar os conhecimentos em uma oficina sobre o tema de seu interesse.

As atrações que chamaram atenção e receberam grande público, foram às oficinas que contemplaram temas como: segurança e soberania alimentar; solos; secagem e armazenagem de grãos; energias alternativas; atividade leiteira; hidroponia; floricultura; regulagem de semeadoras; regulagem de pulverizadores e as oficinas culinárias na Cozinha da Soja.   Além disso, destacaram-se as estações que estiveram disponíveis para visitação permanente, das 10h às 18h, assim como os demais atrativos da Exporural.

A Feira contou também com o espaço “Caminhos da Soja”, em que o visitante literalmente ingressava em uma residência típica da região de Santa Rosa nos anos 50 e tinha a oportunidade de conhecer a rica história do berço nacional da soja. Neste espaço, foi possível conhecer utensílios domésticos utilizados na agricultura, os meios de transporte dos colonos e muitos outros objetos que faziam parte da vida dos responsáveis pela introdução do principal grão cultivado hoje no Brasil. Ainda neste espaço, é apresentado simultaneamente parte da trajetória dos mais de 60 anos da Assistência Técnica e Extensão Rural e Social (Aters) do Estado, serviço executado pela Emater/RS-Ascar desde 1955.