Departamento de Cultura recebe Oficina sobre Cultura Afro-brasileira

Encontro foi promovido pelo PEIF da UFFS

O Departamento de Cultura da Secretaria Municipal de Educação Cultura e Desporto de Porto Xavier recebeu nesta quinta-feira, a oficina de instrução acerca da Cultura Afro-brasileira. As atividades aconteceram na Biblioteca Pública Municipal e contaram com a participação das professoras das Escolas Municipais e Estaduais participantes do Programa Escolas Interculturais de Fronteira (PEIF) da Universidade Federal da Fronteira Sul de Cerro Largo.

A professora Neuza Carmem Farias, Presidente da Etnia Afro de Santo Ângelo, ministrou a oficina e conduziu as práticas de formação propostas pela temática. Segundo a mesma, as manifestações culturais representam um povo. Preservar a língua, música, história e a religião que foram trazidas da África, significa não aceitar passivamente a condição daqueles que foram escravizados. Hoje, os movimentos negros utilizam a cultura também como uma demarcação de sua identidade e, por consequência, das suas luta. Apesar disso, muitas das manifestações não são conhecidas pela maior parte da população, por isso, é importante trabalhá-las nas salas de aula.