FORMAÇÃO CONTINUADA A PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO

A formação contou com profissionais da Rede Municipal e Estadual de Ensino.

Na quarta-feira (13), quinta-feira (14) e sexta-feira (15), a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto promoveu uma série de atividades de formação continuada para profissionais da Rede Municipal e Estadual de Ensino, incluindo professores do pré-escolar e primeiros anos, coordenadores de escolas e demais profissionais da educação do município de Porto Xavier, sendo realizada nos turnos da manhã e tarde, no Auditório da Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação.

Durante os três dias de formação, os profissionais da educação receberam orientações e reflexões de como fazer a transição da educação para os anos iniciais do ensino fundamental e os direitos de aprendizagem para ser aplicados na passagem da Pré-escola e 1° anos, como, jogos, brincadeiras, sequencias pedagógicas e a relação fonética com a alfabetização. No dia seguinte, os temas já foram relacionados a Alfabetização e letramento com algumas reflexões na leitura e escrita, sendo, analise dos níveis de alfabetização no processo de construção da leitura e da escrita, também, as dificuldades da aprendizagem e construção da mesma a partir da ludicidade para os 1° e 2° anos. No último dia de formação, foi aplicado a Gestão de aprendizagem da matemática com ludicidades nos Anos Iniciais e diferenciados tipos de jogos de tabuleiro, estratégias e diversão com o raciocínio lógico para ser aplicado no 3°, 4° e 5° anos.

O principal objetivo da ação é o de motivar os servidores da rede municipal e estadual de ensino, neste início de ano letivo, dando continuidade à sua qualificação profissional e apresentando propostas de inovação nas práticas pedagógicas, tendo em vista o planejamento das atividades educacionais previstas para o ano de 2019. O processo de Formação Continuada dos Professores da Rede Municipal e Estadual de Ensino foi coordenada pelas professoras da Consultoria em Educação “Educação & Ação”, Meridiana Lauer e Tatiana Lourega Soller, de Giruá.