BIBLIOTECA MUNICIPAL ESTÁ ABERTA AO PÚBLICO

A Biblioteca Pública Municipal de Porto Xavier está aberta para visitação do público. Com mais de 10 mil livros registrados em seu acervo, a biblioteca municipal oferece um local tranquilo e aconchegante para leitura, pesquisas e estudos. Inclusive, no mesmo prédio, está situado o museu municipal, com inúmeros objetos usados na antiguidade.

A biblioteca possui um acervo diversificado de livros, que vão desde a literatura infantil ao adulto e que proporciona ao leitor encontrar o livro desejado. Além disso, oferece um ambiente tranquilo para pesquisas na internet, através da disponibilidade de inúmeros computadores.

Segundo dados da biblioteca, a procura por livros aumentou durante o período de quarentena. Inúmeras pessoas relatam ter encontrado na leitura uma forma de manter a saúde mental. Inclusive, estudos comprovam que a leitura diária melhora o foco e concentração, proporciona habilidades de pensamento analítico mais fortes, melhora a memória, assim como, eleva a habilidade da escrita, expande o vocabulário e reduz o estresse.

Já para quem gosta de viajar ao passado, o Museu Municipal, situado em anexo a biblioteca, abriga objetos que contam a história do município, como por exemplo, a primeira televisão que chegou em Porto Xavier, a máquina usada na reprodução de filmes no antigo cinema de nossa cidade, fotos, registros e documentos que enfatizam a história do nosso município.

Conforme a Secretaria Municipal Educação, Cultura e Desporto, o local possui a disponibilidade de álcool gel, limitação de pessoas e controle do distanciamento social. A biblioteca pública está situada na rua Oswaldo Cruz, ao lado do Ginásio de Esportes. O horário de funcionamento é das 8h às 12h e das 14h às 17h, de segunda a sexta-feira.