SMECD DE PORTO XAVIER REALIZA REUNIÃO COM 32ª CRE

Início de ano sempre é tempo de planejar, principalmente na educação que precisa organizar o andamento do ano letivo para que pais, alunos e professores tenham a segurança e a tranquilidade de saber que o futuro está sendo construído em bom alicerce.
Porto Xavier conta com duas redes de ensino: uma Estadual e outra Municipal. Para conforto de pais e alunos, bem como para otimização de recursos humanos e financeiros, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto esteve reunida com a 32º Coordenadoria Regional de Educação a fim de estabelecerem uma coordenação de trabalhos nas redes existentes em Porto Xavier, de forma que o calendário escolar, eventos e atividades ficassem iguais tanto para as escolas municipais quanto para as estaduais.
Participaram do encontro a Coordenadora da CRE, Sra. Monica Pagliusi Lopes Justo; a assessora pedagógica da CRE, Sra. Elenita Miranda; o Prefeito de Porto Xavier, Sr. Gilberto Menin; o Secretário Municipal de Educação, Sr. Ovidio Kaiser; a Presidente do Conselho Municipal de Educação, Sra. Trajane Silva; e as professoras Marilei Hammacher, Loiva Drews e Adriana Engroff. Como resultado do encontro a SMECD definiu por aderir ao mesmo calendário escolar da rede estadual. Existe apenas uma previsão, ainda não confirmada, de que as aulas iniciarão no dia 08 de março, realizadas em turnos de 3 horas sem intervalos, no sistema híbrido, com presença de apenas 50% dos alunos matriculados em cada turma na sala de aula em dias alternados.
O ensino híbrido é uma metodologia que combina a aprendizagem presencial e remota, permitindo que o aluno estude sozinho on-line ou em sala de aula interagindo com os colegas e com o(a) professor(a). Esse sistema será adotado em decorrência dos protocolos de distanciamento controlado, como forma de possibilitar a troca e a interação entre alunos e professores, o que garante qualidade no ensino.
Durante a reunião o Prefeito Gilberto fez alguns pedidos e reivindicações ao Estado, como a manutenção do Curso Normal no Instituto São Francisco em virtude da demanda local de monitores pela existência de duas escolas de educação infantil no Município; que o ginásio de esportes fosse cedido ao Município; que os cursos técnicos fossem pensados para atender as necessidades e potencialidades locais (turismo, cooperativismo, técnico agrícola); e que o atendimento educacional especializado fosse implementado na rede estadual com a disponibilização de equipe multifuncional que pudesse trabalhar integrada com o município.
No encerramento da reunião foram feitas algumas combinações a respeito da organização e dos temas para a formação dos professores, bem como dialogado sobre alternativas de superação das dificuldades dos alunos da rede municipal que não tem acesso a computadores e internet em casa, o que dificulta a adoção de uma plataforma de aulas on-line por parte das escolas municipais.