MATEADA EM COMEMORAÇÃO AOS FESTEJOS FARROUPILHAS CULTUOU NOSSA TRADIÇÃO


No dia 16 de setembro aconteceu, na Praça Ferdinando Albino Wendt, a Mateada alusiva aos Festejos Farroupilhas. O evento, que iniciou às 9h com Ato Cívico, foi um momento especial de culto às tradições gaúchas, com uma diversidade de atrações e mostras da nossa cultura.
A Praça ficou esplendorosa, repleta de lindas prendas e peões, ranchos característicos, comida típica, artesanato e imagens e desenhos magníficos do nosso chão e da nossa história. Também foram expostos e comercializados produtos e artesanatos locais na “Nossa Feira”.
Em seu pronunciamento, o Prefeito Gilberto Menin falou do amor ao solo gaúcho e da raça e da garra do povo gaúcho “o primeiro povo que se levanta pra fazer justiça, que tem orgulho da sua vestimenta e da sua tradição”.
Logo após o Ato Cívico, muito talento brindou olhos, ouvidos e corações gaúchos que puderam prestigiar as apresentações dos alunos das escolas do município:
✔ EMEI Sonho Encantado – alunos do Pré A da manhã apresentaram a música “Meu Brasil”;
✔ EMEI Cantinho do Céu – alunos das turmas dos Maternais do turno da manhã apresentaram a música “Juntos Somos Muitos”;
✔ EMEF Machado de Assis – aluno Lucas Gabriel Wachholz interpretou a canção “Céu, Sol, Sul, Terra e Cor”;
✔ EME F Érico Veríssimo – alunos Gabriel e Pyetra declamaram a poesia “Pátria Amada Brasil”, o aluno Murilo a poesia “Pátria”, e um grupo de alunos apresentou a música “Damos Graças ao Senhor”;
✔ Escola Carlos Bratz – homenagem a Anita Garibaldi com a música com o nome dessa revolucionária, interpretada pela aluna Emily, coreografada por alunas da escola;
✔ EMEF Arthur da Costa e Silva – aluno Cassiano tocou a música “Missioneiro”;
✔ EMEF Santos Dumont – aluno Gustavo cantou a música “Eu Sou do Sul”;
✔ EMEF Dona Irene Feier – a aluna Eduarda recitou o poema “Um tour por Porto Xavier”.
 
Sem dúvida, tratou-se de uma atividade de muito sucesso, com enorme participação de alunos e do público, que mostrou a todos nós como temos orgulho de sermos gaúchos e de como a nossa terra porto-xavierense é feliz por ter em seu seio tantos talentos, em todas as áreas: dança, música, artes visuais (desenho, fotografia, artesanato), bem como são deliciosos os produtos aqui produzidos.
Ao final foi entregue a premiação aos vencedores dos Concursos “Os caminhos de Anita Garibaldi” (desenho) e “Os cenários da cultura gaúcha” (fotografia), cujos vencedores e seus trabalhos serão oportunamente divulgados.