AMM, REPRESENTANDO PORTO XAVIER E TODOS OS MUNICÍPIOS DA REGIÃO, FAZ MANIFESTO CONJUNTO PELA COGESTÃO E DIÁLOGO

No dia 10 de março, ontem, foi entregue na Casa Civil, direcionado ao Governador Eduardo Leite, um Manifesto assinado pelas associações AMM (Associação dos Municípios das Missões), AMFRO (Associação dos Municípios da Fronteira Oeste, AMCENTRO (Associação dos Municípios do Centro do Estado, AMUFRON (Associação dos Municípios da Fronteira Noroeste) e AMAJA (Associação dos Municípios do Alto Jacuí.
O Manifesto demonstra a discordância coletiva com as medidas adotadas nos últimos dias pelo Governo do Estado, principalmente no que concerne a decisão unilateral de suspender a cogestão, uma vez que essa foi um acordo coletivo amplamente discutido e construído em meados de 2020, visando o compartilhamento dos atos de controle e fiscalização da pandemia e, principalmente, de administração conjunta da crise.
Esse documento atende a reivindicação dos Prefeitos, como é o caso de Porto Xavier, que alegam que a dinâmica comercial e logística dos Municípios do interior é diferente daquela apresentada na Região Metropolitana e estes estabelecimentos não são responsáveis pela propagação do vírus.
O Município de Porto Xavier está preocupado com a vida, em toda a sua dinâmica. Devemos primar pela saúde de todos, como bem maior que temos. E a saúde se dá pelo cuidado de não contaminação do Coronavírus, como também se dá pela aquisição de alimentos, medicamentos, produtos de higiene e limpeza, para o que dependemos de recursos financeiros.
Nesse sentido, contando com a colaboração de todos os cidadãos, evitando aglomerações, adotando práticas comerciais alternativas (como tele entrega), evitando passeios, almoços de família e qualquer tipo de reunião, acreditamos ser possível preservar a vida e garantir, minimamente, a permanência das atividades econômicas.
Com o Manifesto todas as Associações de Municípios esperam sensibilizar o Governador para que haja o retorno da Cogestão, mas até a edição de novo Decreto, as restrições impostas na semana passada continuam vigorando. Acompanhe a íntegra do Manifesto: