PORTO XAVIER RECEBE A CENTELHA DO FOGO SIMBÓLICO DA PÁTRIA

Iniciando as comemorações cívicas alusivas à Semana da Pátria em 2021, o Município de Porto Xavier recebeu nesta terça-feira (17), a Centelha da Octogésima Quarta (84ª) Corrida do Fogo Simbólico da Pátria 2021. Trazido pela Liga da Defesa Nacional (LDN) do Rio Grande do Sul, um dos símbolos da Semana da Pátria foi conduzido pelas principais ruas da cidade e recepcionado em cerimônia junto à Praça Ferdinando Albino Wendt.
O símbolo chegou ao município trazido por um grupo liderado pelo senhor Gilmar Sousa Chagas - Diretor Institucional da Liga da Defesa Nacional do Rio Grande do Sul. Após entregar a centelha ao Excelentíssimo Prefeito Municipal, Chagas fez uma singela homenagem à Porto Xavier, fazendo também referência à participação dos gaúchos na Força Expedicionária Brasileira (FEB) durante a 2ª Guerra Mundial. O Prefeito Menin acendeu a pira com a centelha do fogo simbólico e, em seu pronunciamento, falou do orgulho de ser porto-xavierense, gaúcho e brasileiro.
As movimentações começaram às 7h30min com café de cambona e bolinho frito distribuído entre os participantes. Após o ato cerimonial, que iniciou às 9h, vários artistas locais participaram da Roda de Tradicionalistas, apresentada pela tradicionalista e servidora pública Valquíria de Brum Nascimento. Durante todo o evento a comunidade pode prestigiar a adquirir produtos coloniais locais na feira organizada pela EMATER/RS-ASCAR, STR, COOPAX e SMAAMA.
A corrida do Fogo Simbólico acontece tradicionalmente desde 1937 no Rio Grande do Sul. Em 2021 o tema nacional do evento é o Hino Nacional Brasileiro, e o tema regional é a participação dos gaúchos na 2° Guerra Mundial. O Fogo Simbólico permanecerá nas dependências da Secretaria Municipal de Saúde, escolhida este ano para se a guardiã da centelha, até o início das comemorações da semana da pátria, no dia 01/09, quando então será transportada e instalada No monumento do Fogo Simbólico junto à Praça Ferdinando Albino Wendt, onde permanecerá acessa até o final da Semana da Pátria.
Confira a lista de autoridades que participaram do Cerimonial:
* Excelentíssimo Sr. Gilberto Domingos Menin – Prefeito Municipal e sua esposa, Sra. Viviane da Rosa Menin- Secretária Municipal de Assistência Social e Habitação;
* Excelentíssimo Sr. Osmar Steinbrenner – Vice-prefeito, acompanhada de sua esposa Vera Regina Dias da Silva;
* Ilustríssimo Senhor Gilmar Sousa Chagas Diretor Institucional da Liga da Defesa Nacional do Rio Grande do Sul
* Jean Marques Rosa, Encarregado da União dos Escoteiros do Brasil Rio Grande do Sul do Eixo Noroeste
* Ilustríssimo Sr. 1º Tenente Miguel Garcia - Comandante da Brigada Militar;
* Excelentíssimo Sr. Adão Moreira Silva - presidente da Câmara Municipal de Vereadores e Patrão do CTG Corredor Missioneiro de Porto Xavier.
* Ilustríssimo Sr. Igor Steinbrenner – Secretário Municipal de Administração e Secretário Municipal de Educação, Cultura e Desporto;
* Ilustríssima Sra. Fabiana Souza da Silva – Secretária Municipal de Saúde;
* Ilustríssimo Sr. Elder Weber Schropfer – Secretário Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente;
* Ilustríssimo Sr. Ovidio Kaiser – Secretário Municipal de Desenvolvimento, Turismo e Mercosul;
* Ilustríssimo Sr. Domingos Garcia Junior – Secretário Municipal de Obras e Infraestrutura;
Ilustríssimo Vereador Paulo Rogério Ferreira Zilli;
* Ilustríssimo Senhor Altemir Rotta, Presidente da APAE.

E estes foram os artistas locais que abrilhantaram o evento com suas apresentações:
Chiquinho do Pandeiro;
Margarino do Nascimento e Diolanda;