ATO CÍVICO CELEBRA O 07 DE SETEMBRO EM PORTO XAVIER

Mesmo com um tempo instável, inclusive com a ocorrência de chuva durante a realização da atividade, que se iniciou às 9h do dia 07/09, o Município de Porto Xavier comemorou a independência do Brasil com Ato Cívico destinado a homenagear a nossa Pátria Brasil e despertar os sentimentos de amor e civismo.
Objetivando demonstrar que exercer a cidadania nos dias de hoje exige, de cada brasileiro, assumir postura crítica e participativa na construção do Brasil que queremos, a atividade cívica comprovou que a independência do Brasil é construída a cada dia, com o nosso compromisso por uma educação melhor, por uma sociedade mais humana, menos desigual e, acima de tudo, sustentável.
No ápice da solenidade, o Excelentíssimo Prefeito Gilberto Menin, em seu pronunciamento, demonstrou todo o amor e o orgulho por esse solo brasileiro, falando da importância e das potencialidades do País, do sentimento de pertencimento à Pátria e da principal riqueza do Brasil: seu povo. Transcrevemos aqui alguns trechos de seu discurso:
“Hoje é dia de comemorarmos a nossa Pátria, que é nosso País, mas também é nosso Estado, nosso Município, nosso bairro, nossa casa, nosso lar, nossa família. A Pátria é a união das famílias. A Pátria é a nossa grande família. (...)
Este é um governo que acredita no Brasil e no que ele tem de mais rico: o seu povo. E o que vejo em todo lugar é um povo maduro, calejado e otimista. Um povo que não deixa nunca de ser novo e jovem, um povo que sabe o que é sofrer, mas sabe também o que é alegria, que confia em si mesmo e em suas próprias forças.
Creio num futuro grandioso para o Brasil, porque a nossa alegria é maior do que a nossa dor, a nossa força é maior do que a nossa miséria, a nossa fé nos faz realizar sonhos(...)”

Logo após o pronunciamento do Prefeito, a aluna Emily Marasca, da Escola Estadual de Ensino Médio Carlos Bratz acompanhada pelo professor Evandro Soares da Silveira apresentaram a música “Escola Querida”, música esta que é o hino da escola e é de autoria da professora Claudete Isabel Marasca; e os alunos do Instituto Estadual de Educação São Francisco Xavier, Natan Souza e Josias Fanuel, apresentaram a música Do Fundo da Grota.

O Ato Cívico contou com a presença das seguintes autoridades:

* Excelentíssimo Sr. Gilberto Domingos Menin – Prefeito Municipal e sua esposa, Sra. Viviane da Rosa Menin - Secretária Municipal de Assistência Social e Habitação;
* Excelentíssimo Sr. Osmar Steinbrenner – Vice-prefeito e sua esposa, Sra. Vera Regina Dias da Silva.
* Ilustríssimo 1º Tenente Sr. Miguel Garcia - Comandante da Brigada Militar;
* Excelentíssimo Sr. Adão Moreira Silva - presidente da Câmara Municipal de Vereadores e Patrão do CTG Corredor Missioneiro de Porto Xavier.
* Ilustríssimo Sr. Igor Steinbrenner – Secretário Municipal de Administração e Secretário Municipal de Educação, Cultura e Desporto;
* Ilustríssima Sra. Fabiana Souza da Silva – Secretária Municipal de Saúde;
* Ilustríssimo Sr. Elder Weber Schropfer - Secretário Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente;
* Ilustríssimo Sr. Domingos Garcia Junior - Secretário Municipal de Obras e Infraestrutura;
* Ilustríssimo Sr. Ovídio Kaiser - Secretário Municipal de Desenvolvimento, Turismo e Mercosul;
* Ilustríssimos Srs. Vereadores;
* Autoridades eclesiásticas.