Alerta municipal: é preciso combater o Aedes Aegypti

O ano de 2016 começou com um alerta geral em todo o território brasileiro: precisamos combater o mosquito Aedes Aegypti.


Resistente e adaptável, espécie está no centro da atual epidemia de zika no Brasil, além de ser vetor de contágio da dengue, das febres chikungunya e amarela e outras enfermidades mais raras, por isso é imprescindível o trabalho de prevenção e combate a estas doenças através de ações que visem eliminar os locais que possam ser focos e reprodutores do mosquito.

Em Porto Xavier diversas medidas são desenvolvidas todos os anos, mas é especialmente no verão que a Secretaria de Saúde juntamente com a Equipe de Vigilância Ambiental trabalha intensamente para conscientizar a comunidade da importância do engajamento de todos nesta luta. Segundo o Secretário de Saúde, Yuri Sommer Zabolotsky, neste momento é preciso à contribuição da cidade como um todo, já que a mobilização nacional trabalha com o objetivo de eliminar todos os focos do mosquito.

O Ministério da Saúde adverte que neste período em que aumenta a temperatura, também aumenta o risco de transmissão de doenças que têm o mosquito Aedes aegypti como vetor. O calor faz o ciclo de vida do mosquito se acelerar e também potencializa a multiplicação da virose dentro do mosquito, o que aumenta as chances de contágio por enfermidades.

Os agentes de vigilância estão realizando as visitas domiciliares e orientando a população sobre ações que podem ajudar nesta campanha, além disso, o município está se organizando para participar do Dia D contra o Aedes, a mobilização nacional que acontecerá no dia 13 de Fevereiro, unindo uma força tarefa dos servidores e a comunidade.

Contudo, medidas simples se tomadas, podem fazer toda a diferença. Confira na imagem: