SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE INICIA IMUNIZAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE

Às 8 horas do dia 20 de janeiro de 2021, junto a sala de vacinas da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Xavier, duas profissionais da área de saúde, que atuam na linha de frente da COVID-19, receberam a primeira dose da vacina adsorvida Covid-19 (antígeno do vírus inativado SARS-CoV-2), dando início ao processo de imunização dessa primeira etapa da Campanha Estadual de Vacinação contra a Covid-19.
As escolhidas para serem as primeiras a receberem a dose da vacina foram a Dra. Nélida Zorzan da Luz, a mais idosa médica plantonista do Hospital Nossa Senhora dos Navegantes; e a enfermeira Cristiane Fioravanti, responsável pelo ESF III, referência Covid-19 no Município, que desde o início atuou na coordenação dos trabalhos e no atendimento aos infectados pelo vírus. Foi um momento de grande emoção para as duas que se manifestaram confiantes na eficácia da imunização e esperançosas de que em breve “tudo voltará à normalidade”.
O Município de Porto Xavier recebeu apenas 60 exemplares da primeira dose, que serão aplicados exclusivamente nos profissionais de saúde que atuam na linha de frente da Covid-19. Os profissionais epidemiológicos estão adotando protocolos específicos para a vacinação, evitando aglomerações e não interrupção dos serviços prestados pelos profissionais e órgão de saúde (ESF e Hospital), mas acreditam que até amanhã (21/01) as 60 doses já terão sido aplicadas.
A previsão de chegada da segunda dose dessas primeiras 60 unidades da vacina é início do mês de fevereiro de 2021, quando então as mesmas 60 pessoas devem repetir a aplicação. Por ser de uso emergencial, todos os que receberem a vacina em questão deverão ser monitorados.
Novas doses dessa vacina, assim como vacina de outros laboratórios, serão enviadas gradativamente ao Município para ampliar a imunização. Todavia não há data exata para isso acontecer. O fato é que as autoridades de saúde e os Governos estão se empenhando para que toda a população possa ter acesso a essa imunização no menor espaço de tempo. Essa é uma luta e uma necessidade mundial, com demanda mundial e capacidade limitada de atender essa demanda, por isso da necessidade de iniciar com classificação de públicos prioritários.
Nesse sentido, a compreensão e colaboração de toda a população são salutares, principalmente pelo fato de que as medidas de distanciamento controlado e os protocolos de higienização devem ser mantidos até que pelo menos 60% da população mundial seja efetivamente imunizada.
O processo é muito rigoroso: há necessidade de que todos os vacinados sejam incluídos no banco de dados e monitorados constantemente; aqueles que receberam dose de um determinado laboratório não poderão receber dose de outro; menores de 18 anos não podem ser vacinados; gestantes e mães que estejam amamentando não podem ser vacinadas; como pré-requisito para receber a vacina a pessoa não pode ter tido Covid-19 nos últimos 30 dias (para os casos que tiveram a doença, conta-se o prazo a partir da alta médica), a pessoa não pode ter qualquer sintoma gripal (mesmo que sejam leves) e as pessoas em tratamento oncológico somente podem receber a vacina se houver liberação medica para isso.
Por isso portoxavierenses, recomenda-se cuidado redobrado, paciência e esperança; que sejam seguidos os protocolos de higienização e do distanciamento controlado; que sejam evitadas atividades de rotina dos ESFs (como exames de rotina); e também, que tenham em mãos sua Carteira de Vacinação.