CUIDADOS PÓS VACINAÇÃO


A vacinação contra a Covid-19 traz um alívio para aqueles que já receberam as doses do imunizante, mas não é motivo para descuido. A possibilidade de infecção e transmissão do vírus são reais mesmo após o recebimento das duas doses da vacina.

O que se sabe é que a vacina promete uma proteção quanto às formas graves da doença, mas isso não impede que a pessoa venha a contrair o vírus de forma leve ou moderada e transmitir para outros. Por isso a importância de manter os cuidados básicos.

As recomendações gerais da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) são de uso contínuo de máscaras, higienização das mãos, ambientes domésticos e no trabalho, e distanciamento social.

É importante ressaltar que a vacina não tem resultado imediato no corpo humano após a primeira dose. Leva de duas a quatro semanas (ou nove, dependendo da vacina) até que a eficácia do imunizante possa ser completa com o reforço da segunda dose. Mesmo assim, os cuidados de prevenção devem ser mantidos.

A Secretaria Municipal de Saúde ainda orienta que, ao apresentar os primeiros sintomas, a comunidade procure o ESF III, a fim de identificar e tratar os quadros clínicos imediatamente.

O ESF III fica localizado na Rua 15 de novembro, ao lado da Secretaria de Obras e funciona todos os dias com atendimento ao público das 7h45min às 11h50min e das 13h30 às 17h.